NOSSAS REDES SOCIAIS -

Como Trabalhar com Microcontroladores (MIC042)

Este artigo é muito importante, pois apresenta os microcontroladores aos iniciantes e principalmente aos estudantes que precisam ter uma informação sólida sobre o que estes componentes fazem.

Recebemos muitas consultas de estudantes, amadores e mesmo profissionais que desejam realizar montagens com microcontroladores, mas que nunca fizeram nada com estes componentes. A pergunta principal é como iniciar-se no mundo dos microcontroladores. Neste artigo vamos responder as principais questões que envolvem o início do trabalho com microcontroladores.

Na escolha do microcontrolador que vai ser usado num projeto, ou nos projetos seguintes que se têm em mente, diversas questões aparecem. São diversos os fatores que devem ser considerados.

 

a) Programador

O primeiro ponto importante a ser considerado na escolha de um microcontrolador é o programador. Para esta questão temos diversas possibilidades.

- Se temos o programador, este problema esta resolvido, devendo então o projetista apenas ter o cuidado de escolher um microcontrolador que possa ser programado pelo programador que possui.

- Se o leitor não tem programador, pode fazer uso de um programador acessível, por exemplo, de sua escola, de sua empresa ou até mesmo de um amigo.

- Temos ainda a possibilidade de comprar um programador de custo acessível, dependendo da finalidade. Lembre-se que a compra significa certo investimento e que não vale à pena gastar muito se você vai fazer um único projeto com este tipo de componente. No entanto, se você pretende realizar outros projetos, faça a escolha de modo que os microcontroladores que ele possa programar sejam fáceis de obter.

- Finalmente, existe a possibilidade de se montar um programador. Existem certas séries de microcontroladores de baixo custo e fácil obtenção que utilizam programadores simples, fáceis de montar e também de custo acessível. Pense nessa possibilidade. Veja também se o código de programação usado é fácil de obter e de usar.

 

b) Fornecedores

Este é um ponto muito importante na escolha dos microcontroladores para seus projetos. Você deve ter a certeza de que vai encontrar os microcontroladores que pretende usar com facilidade. Deve também analisar a variedade de tipos e os custos. Uma linha limitada de microcontroladores a um custo alto pode limitar bastante suas atividades neste tipo de atividade.

Os fornecedores devem ser rápidos e confiáveis. Se você mora longe dos grandes centros deve contar com fornecedores que possam lhe enviar os microcontroladores escolhidos na quantidade que você precisa. Desde uma única unidade para a montagem de um protótipo, até em maiores quantidades se você desenvolveu um produto e pretende industrializá-lo,.

Neste ponto, você deve garantir que o microcontrolador que você vai usar não deixará de ser fornecido em pouco tempo, o que é comum quando o produto é descontinuado.

 

c) Atendendo ao projeto

Na escolha de um microcontrolador é preciso verificar se ele pode realizar o que você deseja no seu projeto. Não adiante investir num microcontrolador caro com muitas funções que você não vai usar. A escolha de um microcontrolador superdimensionado para um produto comercial, por exemplo, pode encarecer o projeto dificultando sua colocação no mercado.

Mesmo usando para um pro0jeto simples de uso próprio, funções demais podem dificultar seu trabalho de projetar o que deseja.

Existe uma ampla variedade de microcontroladores de uma mesma linha com recursos diferentes. Quando você optar por uma marca é interessante verificar se a linha é suficientemente ampla para que você possa montar muitos tipos de projetos.

 

d) Obtenção em quantidade

Se você pretende industrializar o seu projeto, deve garantir que o seu fornecedor pode fornecer o tipo escolhido em quantidade. Isso também é válido se você é professor e pretende adotar em projetos de uma escola. Será interessante comprar em quantidade, pois o preço é reduzido neste caso.

 

e) Linguagem de programação

Este é um ponto importante na escolha de um microcontrolador. Veja que tipo de linguagem de programação ele usa e se você saber como usar. Neste caso, é importante antes familiarizar-se com esta linguagem, realizando cursos, ou comprando livros.

 

f) Considerações comerciais

Finalmente, se você vai utilizar o microcontrolador num produto, pensa no suporte que o fornecedor pode lhe dar, na obtenção dos componentes por um período suficientemente longo que permita a operação sem problemas de sua linha de montagem, e também esteja atento às suas especificações para ver se atendem às normas de colocação do produto no mercado.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Amigo
O único prêmio da virtude é a virtude; a única maneira de ter um amigo é sê-lo. (The only reward of virtue is virtue; the only way to have a friend is to be one.)
Emerson (1803 - 1882) - Ensaios - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)