O conceito de computadores, ou sistemas em módulo ou Single Board Computer (SBC) é um conjunto de soluções embarcadas em módulos eletrônicos que apresenta características de extrema importância para a indústria que deseja fazer chegar seu produto o mais rápido quanto seja possível ao mercado (time to Market). A Toradex, empresa Suiça uma filial no Brasil possui uma ampla linha de módulos que podem atender às mais diversas necessidades dos desenvolvedores. Conheça neste artigo os computadores em módulo da Toradex e como usá-los numa plataforma de desenvolvimento de seus produtos.

O conceito de sistema em módulo (System on Module – SoM) ou computador em módulo (Computer on Module) consiste numa solução altamente convidativa para o desenvolvimento de produtos embarcados.

A ideia básica é de que a maioria dos produtos que entram no mercado deixam de ser simples como, por exemplo, um simples toca-discos do tipo que volta ao mercado, mas de uma forma totalmente diferente a que ocorria nos anos 40 e 50 do século passado com um simples amplificador valvulado e um mecanismo para girar o disco.

Hoje, mesmo com a aparência “retrô” tais aparelhos embutem uma eletrônica moderna como interface para USB e pendrive, conversão de fitas para a mídia digital e outros recursos que exigem recursos avançados da eletrônica atual.

Equipamentos com esse consistem no que se denomina “infotainement system” ou sistema de entretenimento informatizado.

Os próprios automóveis embutem tais equipamentos com adicionais como câmeras de ré e reconhecimento de voz, controles ambientes e muito mais.

O desenvolvimento de qualquer produto que atenda aos recursos exigidos para que sejam “infotainement systems” se tornou bastante complexo exigindo recursos especiais que nem todas as empresas possuem.

A possibilidade de se contar com um hardware poderoso e recursos que o levem a realizar todas as funções desejadas é uma possibilidade atraente para quem deseja criar seu próprio produto.

Partindo de um módulo que contenha uma poderosa unidade de processamento e recursos de programação facilitados, pode-se chegar a um produto de alto desempenho com facilidade.

É esse tipo de solução que a Toradex oferece. Por exemplo, na figura 1 temos um exemplo de uma plataforma deste tipo contendo o computador em módulo e uma placa-base (Carrier Board).

 

Figura 1 – A plataforma
Figura 1 – A plataforma

 

A partir desta solução o produto final, por exemplo, um eletro-cardiógrafo (ECG) pode ser obtido com facilidade e um mínimo de trabalho de desenvolvimento de hardware adicional conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Um ECG desenvolvido com base num computador em modulo
Figura 2 – Um ECG desenvolvido com base num computador em modulo

 

Um ponto importante a ser considerado ao se escolher esta tecnologia para se desenvolver um produto é justamente a vida útil e a confiabilidade exigida.

Enquanto que produtos para o grande mercado possuem vida útil curta, existem equipamentos como, por exemplo da área médica que além de certificação podem ter uma vida útil mais longa.

 

Os computadores em módulos da Toradex

Um computador em módulo é um hardware que inclui um microprocessador, controladores de rede, memória RAM e flash tudo isso numa única placa.

A placa tem recursos para se acopla a uma placa-base que contém os recursos para comunicação dos periféricos como conectores de vídeo, I/O, etc.

A Toradex usa em seus produtos a conexão SODIMM de 200 pinos para os módulos da linha Colibri e MXM3 de 300 pinos para a família Apalis.

Na figura 3 temos um exemplo de módulo APALIS iMX8 QuadMax 4GB WiFi/Bluetooth IT

 

Figura 3 0 Apalis iMX8
Figura 3 0 Apalis iMX8

 

 

Características:

NXP® i.MX 8QuadMax

2x Arm Cortex™-A72, 4x Arm Cortex™-A53, 2x Arm Cortex™-M4F

1.6GHz (A72) , 1.26GHz (A53) , 266MHz (M4)

640 MHz (DSP)

4GB LPDDR4 (64 Bit)

16GB eMMC (8 Bit)

-40° to +85° C(2) Temp

 

Sugerimos que os leitores consultem esta linha de produtos em: https://www.toradex.com/pt-br/computer-on-modules

Outra linha é a de módulos ARM Colibri com diversos processadores como Marvell XScale® PXA, NVIDIA Tegra 2 e Tegra 3 e os Freescale Vybrid VF50 e VF61, que são vendidos por USD$47 e USD$69 respectivamente conforme anunciado pela Toradex. No seu shopping online.

Um ponto importante para os desenvolvedores que pensam na manutenção dos seus produtos é que o ciclo de vida dos módulos da Toradex é muito longo, estando disponíveis até 2028.

A Toradex fornece ainda placas-base padronizados como a IRIS e IXORA para os módulos Apalis.

Sugerimos que o leitor interessado consulte a página https://www.toradex.com/pt-br/products (em português) onde poderá obter todas as informações que precisa para escolher um produto para desenvolvimento de seu produto e se tiver dúvidas que acesse o suporte (em português).

Nesta página o leitor também encontrará informações sobre as áreas de aplicação dos computadores em módulo da Toradex e a sua loja on-line (comprar) onde poderá adquirir o produto que deseja.

 

Colibri-family-468x60