NOSSAS REDES SOCIAIS -

Instalação Elétrica (MIN168)

O circuito simples que sugerimos neste artigo serve para simular a instalação elétrica de uma residência, sendo por isso ideal para demonstrações em feiras de ciências ou atividade de laboratório envolvendo o uso de tecnologia..

A idéia é fixar os LEDs nos quartos e salas da maquete de uma casa e colocar uma hélice e um pequeno motor de pilhas simulando algum eletrodoméstico como, por exemplo, um ventilador ou exaustor.

Evidentemente, o número de LEDs e motores podem ser aumentados, com a utilização de uma maquete com mais dependências.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho que faz uso de LEDs comuns para simular as lâmpadas. Podem ser usados LEDs brancos de alto brilho que, se bem que sejam mais caros, se aparentam muito mais com as lâmpadas comuns, tanto na forma e cor como na intensidade da luz que produzem.

 

Figura 1 - Diagrama como desenhado no caderno de notas do autor.
Figura 1 - Diagrama como desenhado no caderno de notas do autor.

 

A fonte de energia é formada por duas pilhas comuns num suporte e cada interruptor controle um ponto alimentado. Os resistores em série com os LEDs são muito importantes, pois limitam a corrente para evitar que eles se queimem. Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Figura 2- Aspecto da montagem.
Figura 2- Aspecto da montagem.

 

Na montagem é importante observar a posição dos LEDs dada pelo lado chato que corresponde ao catodo, pois se estes componentes forem invertidos, eles não acendem.

O motor pode ser tirado de qualquer brinquedo de duas pilhas que não esteja em uso, mas que o tenha em bom estado.

Para demonstrar o circuito lembre que todos os LEDs e o motor estão ligados em "paralelo" e que os interruptores estão ligados em "serie" com cada dispositivo que deve controlar.

Lembre também que numa instalação elétrica de verdade a corrente é alternada enquanto que neste circuito experimental a corrente é contínua, pois vem de pilhas comuns.

Se quiser usar mais LEDs para obter menor consumo e ter maior autonomia, use 4 pilhas e ligue em série com os LEDs resistores de 1 k Ω.

 

 

LED1, LED2, etc. - LEDs vermelhos comuns

R1, R2, etc. - 220 Ω x 1/8 W - resistores (vermelho, vermelho, marrom)

S1, S2, S3, etc. - interruptores simples

M1 - 3V - motor de duas pilhas

B1 - 3V - duas pilhas pequenas, médias ou grandes

 

Diversos:

Suporte de pilhas, ponte de terminais, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Tradução
A tradução é, no melhor dos casos um eco. (Translation is at Best on echo.)
George Borrow (1803 - 1881) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)