NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alarme de Água (MIN174)

Apresentamos um circuito que pode ser usado em sistemas de bombeamento de água para reservatório indicando quando se alcança um determinado nível.

O sensor consiste em um par de fios desencapados que devem ser posicionado na altura em que se deseja o acionamento do sistema e de modo a não serem tocados por nenhum objeto ou pessoas, já que trabalha com tensão diretamente da rede de energia.

Um cuidado importante na instalação é fazer com que o fio neutro ou terra vá ao catodo do circuito de modo a se obter maior segurança.

O circuito é extremamente sensível e aciona uma lâmpada (vermelha) alertando quando a água atinge um determinado nível. Evidentemente, em paralelo com a lâmpada pode ser ligado um relé‚ que fará o bloqueio da corrente que aciona a bomba de água ou mesmo acionará o solenóide de sua passagem.

Lâmpadas de 5 a 60 watts podem ser usadas e o sensor pode ficar tão longe do aparelho quanto seja necessário. Na figura 1 temos o diagrama completo do alarme, desenhado no caderno de notas do autor, Newton C. Braga.

 

Figura 1 - Diagrama do alarme de água.
Figura 1 - Diagrama do alarme de água.

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes que são soldados numa ponte de terminais, desenhada pelo autor.

 

Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais.
Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais.

 

O SCR deve ser TIC106B se a rede de energia for de 110 V e o TIC106D se a rede for de 220 V. Para lâmpadas maiores que 40 watts o SCR precisará ser dotado de um pequeno radiador de calor.

O diodo admite equivalentes como o 1N4007 e os resistores são todos de 1/8 W. A lâmpada deve ser instalada em soquete apropriado e o conjunto de componentes cabe facilmente numa pequena caixa plástica.

Todos os fios externos, principalmente de ligação ao sensor e lâmpada devem ser encapados.

Para provar o aparelho é só enfiar o sensor num copo contendo água. A lâmpada deve acender. Se a lâmpada permanecer constantemente acesa, verifique o SCR que pode estar com problemas. Confira também as ligações dos demais componentes do aparelho.

Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação do sensor no reservatório que se deseja monitorar.

 

 

Semicondutores:

SCR - TIC106B (110 V) ou TIC106D (220 V) - Diodo controlado de silício

D1 - 1N4004 ou 1N4007 - diodo de silício

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 220 k Ω - vermelho, vermelho, amarelo

R2 - 10 k Ω - marrom, preto, laranja

 

Diversos:

X1 - lâmpada de 5 a 60 W para 110 V ou 220 V

X2 - Sensor - ver texto

 

Ponte de terminais, cabo de alimentação, material para o sensor, radiador para o SCR, soquete para a lâmpada, caixa para montagem, fios, solda, etc.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Rir
Quem ri por último, perdeu todo o tempo que passou sem rir.
Eno Teodoro Wanke Reflexes Marotinhas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)