Simples Provador de Diodos (MIN766)

Na figura 1 temos um circuito simples que serve para provar o estado de praticamente qualquer tipo de diodo semicondutor.

 

 


 

 

 

Ligando um diodo entre os terminais de prova, se ele estiver bom apenas um LED acende. Se estiver aberto, nenhum LED acende, e se estiver em curto, os dois LEDs acendem.

 

A montagem pode ser feita com base numa pequena ponte de terminais, com a disposição de componentes mostrada na figura 2.

 

 


 

 

 

O transformador deve ter enrolamento primário de acordo com a rede de energia e secundário de 6 a 9 V com corrente de 50 mA a 250 mA. Se tiver um transformador maior pode usar, mas será um desperdício, já que o circuito consome muito pouco.

 

Os LEDs são vermelhos ou de qualquer cor e para a conexão do diodo em prova podem ser usados fios com garras. O circuito também serve para testar junções de outros componentes como transistores, SCRs, etc.

 

 

LED1, LED2 – LEDs comuns de qualquer cor

Dx – diodo em text

T1 – Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6 a 9 V x 50 mA ou mais

R1 – 470 Ω x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, marrom

S1 – Interruptor simples – opcional

 

Diversos:

Cabo de força, ponte de terminais, garras jacaré, fios, solda, etc.

 

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia