Se o leitor tem na sua sucata um motor de 6 V (4 pilhas) e um transformador de 6 V, então pode montar com apenas alguns componentes adicionais de baixo custo uma útil ferramenta elétrica para misturar líquidos. Ela pode ser usada para ajudar a dissolver o percloreto em soluções para placas de circuito impresso, misturar tintas e em muitos outros casos.

O que fazemos é uma simples fonte de tensão contínua para alimentar o motor, no qual instalamos um eixo prolongado com uma hélice de madeira ou plástico. O prolongamento do eixo pode ser feito facilmente com um tubo de caneta esferográfica fora de uso. A hélice pode ser aproveitada de brinquedos ou mesmo montada com madeira.

A vantagem do circuito descrito está na alimentação, porque pilhas comuns durariam pouco quando alimentando um motor desse tipo. Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte do Mini Mix.

 

Figura 1
Figura 1

 

A montagem dos componentes tendo por base uma ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O transformador deve ter enrolamento primário de acordo com a rede local e secundário de 6+6 V com pelo menos 300 mA de corrente, mais se motor for grande. O resistor R1 é de fio e deve operar levemente aquecido. Não estranhe isso.

O capacitor C1 deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 12 V. Os diodos admitem equivalentes e o motor pode ser de qualquer tipo para 4 pilhas pequenas, médias ou grandes.

Este motor pode ser aproveitado de algum brinquedo fora de uso. Para usar, basta ligar o motor na fonte. Se o motor não tiver força, reduza o valor de R1 para 10 Ω. Para inverter a rotação, basta inverter os fios de alimentação do motor.

 

 

D1, D2 - 1N4002 ou equivalente - diodos de silício

R1 -15 Ω x 5 W - resistor de fio

C1 - 220 µF x 12 V- capacitor eletrolítico

T1 - Transformador com 110 V ou 220 V de primário e secundário de 6 + 6 V com 300 mA ou mais

S1 - Interruptor simples

F1 - 500 mA - fusível

M1 - Motor de 6 V

Diversos:

Cabo de força, ponte de terminais, suporte de fusível, fios, solda, etc.