Se o leitor dispõe de um microamperímetro ou miliamperímetro sensível, pode usá-lo na montagem de um ohmímetro, ou seja, um medidor de resistências

O ohmímetro que descrevemos pode medir resistências e com um microamperímetro de 100 uA de fundo de escala podemos alcançar valores de resistências até uns 100 kΩ. Com um instrumento de 0-1 mA, podemos ter a medida até uns 10 kΩ.

O circuito é extremamente simples podendo ser alimentado por uma ou duas pilhas pequenas.

Não há necessidade de elementos amplificadores, de modo que só teremos um ajuste, o ajuste de nulo ou zero feito por um potenciômetro ou trimpot comum.

Na figura 1 temos o diagrama completo do ohmímetro.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais. O resistor R1 será de 1k para instrumentos de 100 uA a 500 uA de fundo de escala e de 470 Ω para instrumentos de 1 mA.

 

Figura 2
Figura 2

 

O potenciômetro ou trimpot será de 100 k Ω para instrumentos de 100 a 500 uA e 47k para instrumentos de 1 mA.

As pontas de prova, vermelha e preta, podem ser adquiridas ou então improvisadas co pregos grandes encapados.A escala será feia tomando-se como padrões resistores de valores conhecidos. Para usar o aparelho, em primeiro lugar uma as pontas de prova e ajuste P1 para obter a deflexão total ou indicação de zero da escala de resistências.

Depois é só encostar as pontas de prova nos terminais do resistor ou componente do qual se deseja saber a resistência. Todos os componentes testados devem estar desligados de seus circuitos.

 

B1 - 1,5 ou 3 V - 1 ou 2 pilhas

M1 - Microamperímetro ou miliamperímetro 100 uA a 1 mA

P1- 100k Ω - trimpot ou potenciômetro - ver texto

R1- 1 k Ω x 1/8 w resistor - marrom,preto vermelho - ver texto

PP1, PP2 - Pontas de prova, vermelho e preta

Diversos:

Suporte de pilhas, ponte de terminais, caixa para montagem, fios, solda, etc.