NOSSAS REDES SOCIAIS -

Telégrafo Simplificado (MIN009)

Um alto-falante velho, uma ou duas pilhas (mesmo fracas), uma lima e fios é tudo que o leitor precisa para montar um sistema de comunicações telegráficas.

A cada raspada do fio na lima em X1, que faz as vezes do manipulador, o alto-falante emite um sinal. Uma raspada longa será um traço e uma raspada curta um ponto.

Combinando ontos e traços segundo o Código Morse, podemos enviar mensagens à distâncias até 100 metros. Procure informações na Internet sobre o Código Morse.

O sistema básico tem dois fios, mas podemos ecnomizar o fio se os pontos T forem ligados à terra, ou seja, a duas varetas de metal enterradas em chão úmido. Nesse caso, o "retorno" do sinal será feito pela terra, que é condutora.

Esse procedimento economiza fios, pois precisamos de apenas um condutor para interligar as estações. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama completo do aparelho
Diagrama completo do aparelho

 

 

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

 

Raspando o fio sobre a lima temos o ruído.
Raspando o fio sobre a lima temos o ruído.

 

B1 pode ser formada por uma ou duas pilhas pequenas, médias ou grandes. O alto-falante pode ser de qualquer tipo e tamanho.

O fio pode ser qualquer espessura desde que isolado, para que não ocorram perdas. A lima é do tipo plana de qualquer tamanho.

Para usar, é só esfregar a ponta do fio em X1. Deve haver emissão de som no alto-falante. Não deixe o fio encostado em X1 quando o aparelho estiver fora de uso ou sem transmitir, pois isso causará o esgotamento rápido das pilhas.

 

B1 - 1 ou 2 pilhas - ver texto

X1 - Lima/fio - manipulador improvisado

FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante de qualquer tamanho

Diversos:

Alto-falante, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Ofício
Todos os ofícios agradam na medida em que neles se governa, e desagradam na medida em que neles se obedece. (Tous lês métiers plaisent autant que lon y governe, et déplaisent autant que lon y obéit.)
Alain (1868-1951) - Considerações sobre a Felicidade - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)