Na verdade trata-se de um brinquedo ou circuito didático que indica quando respostas corretas são escolhidas num tabuleiro onde também existem perguntas sobre determinados assuntos. O assunto explorado pode ser escolhido à vontade pelo montador.

O princípio, se bem que simples, é o mesmo da lógica digital que encontramos nos computadores "de verdade" daí ele poder ser usado em demonstrações com finalidades didáticas.

Para que o leitor tenha uma idéia, este mesmo aparelho é encontrado à venda na forma de brinquedo educacional, o que torna mais interessante que se construa um com as próprias mãos.

Num painel existem duas colunas verticais, uma contendo perguntas e outra, respostas. As respostas, entretanto estão de forma desordenada.

A cada pergunta corresponde um preguinho ou um contacto elétrico o mesmo ocorrendo com as respostas. Perguntas e respostas são interligadas por um fio oculto, por baixo do painel.

O jogador, com duas pontas de prova, deve encostar uma na pergunta e outra na resposta correspondente. Se a resposta estiver correta um LED indicador acende. Se estiver errada, nada acontece.

Na figura 1 temos o circuito que faz o LED acender e o painel para 5 perguntas e suas respostas.

 

Figura 1
Figura 1

 

É claro que, o leitor pode montar sua versão com muito mais perguntas e o assunto fica por conta de cada um: países e capitais, personalidades e cargos, invenções e datas, jogadores de futebol e equipes, etc.

A disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O LED pode ser de qualquer tipo ou cor e o resistor é de 1/8W ou maior. Para os contactos do painel podem ser usados preguinhos, parafusos de 18 de polegada ou mesmo percevejos de latão.

Os preguinhos comuns tem a vantagem de aceitar a solda na ligação dos fios.

As pontas de prova PP1 e PP2 podem ser feitas com pregos maiores ou então usadas pontas de multímetros que podem ser adquiridas prontas.

O painel pode ser uma chapa de madeira compensada de uns 30 x 40 cm de modo a caberem muitas perguntas e respostas. Na verdade podem ser adaptadas cartolinas que se encaixem de modo a permitir a mudança de assunto, o que torna o uso do painel computador mais interessante.

 

LED1 - LED vermelho comum

B1 - 3 V - 2 pilhas pequenas

R1 - 330 ? x 1/8 W - resistor - laranja, laranja, marrom

PP1, PP2 - pontas de prova

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte para duas pilhas, painel de madeira, preguinhos, fios, solda, etc.