NOSSAS REDES SOCIAIS -

Condutividade de Soluções (MIN079)

A água pura é isolante, mas a água com sal, ácido ou base é condutora e eletricidade. Demonstre isso em feiras de ciências ou aulas, utilizando o simples aparelho que descrevemos.

Se bem que a água da torneira ou mesmo de uma cisterna contenha substância dissolvidas e não seja exatamente um bom isolante, ainda assim, sua pequena condutividade serve para a experiência. É claro que o ideal seria usar água destilada.

Pois bem, colocando água comum num copo e ligando dois fios com as pontas descascadas e separados, conforme mostra a figura, não deve haver condução da corrente e, portanto, a lâmpada deve permanecer apagada.

Entretanto, ao se jogar uma colher de sal, a solução se torna condutora (aumenta a condutividade) e a corrente que passa é suficiente para acender a lâmpada.

Lâmpada deve ser incandescente comum de 15 a 40 W e o diodo serve para se conseguir a circulação de uma corrente contínua.

Experimente realizar a experiência diversas vezes, jogando na água, além do sal comum, ácidos (bem diluídos), bases (soda cáustica) e outras substâncias, para mostrar quais podem se dissociar em íons e quais não, tornando a solução condutora.

As bolhas que saem dos fios são gases como o hidrogênio e o oxigênio que são liberados num processo de eletrólise.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

 

D1 - 1N4004 para a rede de110 V ou 1N4007 para a rede de 220 V- diodo

L1- 15 a 40 W- lâmpada incandescente comum

Diversos: Cabo de força, base de montagem, fios, solda, ponte de 1 terminal, etc.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

História
A história ensina-nos que a história não nos ensina nada. (We learn from history that we learn nothing from history.)
George Bernard Shaw (1856 1950) Prefácio do "Manual do Revolucionário" - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)