A água pura é isolante, mas a água com sal, ácido ou base é condutora e eletricidade. Demonstre isso em feiras de ciências ou aulas, utilizando o simples aparelho que descrevemos.

Se bem que a água da torneira ou mesmo de uma cisterna contenha substância dissolvidas e não seja exatamente um bom isolante, ainda assim, sua pequena condutividade serve para a experiência. É claro que o ideal seria usar água destilada.

Pois bem, colocando água comum num copo e ligando dois fios com as pontas descascadas e separados, conforme mostra a figura, não deve haver condução da corrente e, portanto, a lâmpada deve permanecer apagada.

Entretanto, ao se jogar uma colher de sal, a solução se torna condutora (aumenta a condutividade) e a corrente que passa é suficiente para acender a lâmpada.

Lâmpada deve ser incandescente comum de 15 a 40 W e o diodo serve para se conseguir a circulação de uma corrente contínua.

Experimente realizar a experiência diversas vezes, jogando na água, além do sal comum, ácidos (bem diluídos), bases (soda cáustica) e outras substâncias, para mostrar quais podem se dissociar em íons e quais não, tornando a solução condutora.

As bolhas que saem dos fios são gases como o hidrogênio e o oxigênio que são liberados num processo de eletrólise.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

 

D1 - 1N4004 para a rede de110 V ou 1N4007 para a rede de 220 V- diodo

L1- 15 a 40 W- lâmpada incandescente comum

Diversos: Cabo de força, base de montagem, fios, solda, ponte de 1 terminal, etc.