NOSSAS REDES SOCIAIS -

Máquina de Choque (MIN190)

Eis uma montagem experimental muito simples que gera tensões elevadas a partir de uma pilha comum. Estas tensões servem para a excitação de nervos (máquina de choque), o que será interessante em demonstrações em salas de aulas, feiras e eventos ou mesmo como brincadeira.

O princípio de operação é simples: uma pilha não fornece tensão suficiente para produzir choques, pois esta tensão não consegue vencer a resistência da pele com a produção de uma corrente capaz de excitar os nervos.

O que fazemos então é passar esta corrente pelo enrolamento primário de um transformador que pode elevar a tensão para 100 V ou mais, o que é suficiente para vencera resistência da pele, causando então o choque.

Como o transformador não trabalha com corrente contínua pura, usamos uma lima, na qual esfregamos um fio de modo a interromper a corrente rapidamente, obtendo assim uma corrente contínua pulsante. Esta corrente consegue passar pelo transformador, levando aos efeitos desejados.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho e na figura 2 o aspecto da montagem.

 

Figura 1- Diagrama do aparelho
Figura 1- Diagrama do aparelho

 

Figura 2 - Aspecto da montagem da máquina de choque
Figura 2 - Aspecto da montagem da máquina de choque

 

O transformador pode ser do tipo usado em antigos raio valvulados ou ainda em pequenas fontes de alimentação com primário de 110 V ou 220 V e secundário de 5 a 12 V com corrente de 250 a 300 mA. O enrolamento de baixa tensão será ligado a pilha.

A pilha deve ser média ou grande para que tenhamos uma boa corrente e a lima pode ser de qualquer tipo. O fio deve ser bem raspado para poder fazer bom contacto nos pontos de conexão.

Para testar o aparelho, encoste os dedos nos terminais de alta tensão do fio, segurando-os separados e esfregue o fio na lima. Lembre-se que o choque só ocorre quando o fio é raspado. Mantendo o fio encostado, a pilha descarrega e não há choque.

Ligando uma lâmpada neon ou fluorescente na saída do transformador elas piscarão quando rasparmos o fio na lima.

 

B1- 1,5 V- pilha média ou grande

T1- Transformador - ver texto

X1- Lima

Diversos: fios, solda, etc.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Amigos
Fazer amigos não é tudo. É mister conservá-los.
François DAmbroise - Citado por Afonso Arinos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)