Eis uma montagem experimental muito simples que gera tensões elevadas a partir de uma pilha comum. Estas tensões servem para a excitação de nervos (máquina de choque), o que será interessante em demonstrações em salas de aulas, feiras e eventos ou mesmo como brincadeira.

O princípio de operação é simples: uma pilha não fornece tensão suficiente para produzir choques, pois esta tensão não consegue vencer a resistência da pele com a produção de uma corrente capaz de excitar os nervos.

O que fazemos então é passar esta corrente pelo enrolamento primário de um transformador que pode elevar a tensão para 100 V ou mais, o que é suficiente para vencera resistência da pele, causando então o choque.

Como o transformador não trabalha com corrente contínua pura, usamos uma lima, na qual esfregamos um fio de modo a interromper a corrente rapidamente, obtendo assim uma corrente contínua pulsante. Esta corrente consegue passar pelo transformador, levando aos efeitos desejados.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho e na figura 2 o aspecto da montagem.

 

Figura 1- Diagrama do aparelho
Figura 1- Diagrama do aparelho

 

Figura 2 - Aspecto da montagem da máquina de choque
Figura 2 - Aspecto da montagem da máquina de choque

 

O transformador pode ser do tipo usado em antigos raio valvulados ou ainda em pequenas fontes de alimentação com primário de 110 V ou 220 V e secundário de 5 a 12 V com corrente de 250 a 300 mA. O enrolamento de baixa tensão será ligado a pilha.

A pilha deve ser média ou grande para que tenhamos uma boa corrente e a lima pode ser de qualquer tipo. O fio deve ser bem raspado para poder fazer bom contacto nos pontos de conexão.

Para testar o aparelho, encoste os dedos nos terminais de alta tensão do fio, segurando-os separados e esfregue o fio na lima. Lembre-se que o choque só ocorre quando o fio é raspado. Mantendo o fio encostado, a pilha descarrega e não há choque.

Ligando uma lâmpada neon ou fluorescente na saída do transformador elas piscarão quando rasparmos o fio na lima.

 

B1- 1,5 V- pilha média ou grande

T1- Transformador - ver texto

X1- Lima

Diversos: fios, solda, etc.