NOSSAS REDES SOCIAIS -

Minifonte Variável (MIN090)

Este circuito tem por finalidade alimentar aparelhos e circuitos de 0 a 6 V com correntes até uns 250 mA, sem problemas. O ajuste da tensão de saída é feito por um potenciômetro de fio (não use de outro tipo) e a filtragem obtida através de um capacitor de 1 000 µF. O circuito não tem regulagem automática.

Poderemos alimentar os projetos de menor potência, pequenos rádios e calculadoras e outros aparelhos menos críticos.

O transformador deve ter enrolamento primário de acordo com a rede de energia (110 V ou 220 V) e secundário de 6+ 6 V com uma corrente entre 100 e 250 mA.

A tensão de trabalho do capacitor eletrolítico deve ser de 12 V ou mais e o resistor R1 é d 1 ou 2 W. Os diodos devem ter uma tensão de trabalho de pelo menos 50 V.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte e na figura 2 sua montagem em ponte de terminais. É recomendável usar uma caixa para a montagem.

 

Figura 1
Figura 1

 

Figura 2
Figura 2

 

Os bornes de saída devem ser vermelho (+) e preto (-) para identificação da polaridade. A chave S1 é um interruptor simples, servindo para ligar e desligar a fonte.

 

D1, D2 - 1N4002 ou equivalente - diodos de silício

C1- 1 000 µF - capacitor eletrolítico (12 V ou 16 V)

R1- 10 ? x 1 W - resistor

P1- 47 ? - potenciômetro de fio

T1 - Transformador - ver texto

S1 - Interruptor simples

Diversos:

Cabo de alimentação, caixa para montagem, ponte de terminais, bornes, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Cavaleiros e Cavalgaduras
Há homens cavaleiros e homens cavalgaduras aqueles se distinguem por sua inteligência e estes pela sua força material: uns e outros se prestam recíprocos serviços e são mutuamente necessários pelas suas qualidades especiais.
Marquês de Maricá (1773 1848) Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)