Eis uma montagem ultra simples que você pode fazer com componentes de sucata. Trata-se de um intercomunicador experimental simples. Com a chave s2 numa posição você fala num alto-falante e o outro reproduz. Com  S2 na outra posição, você inverte as funções.

O circuito é alimentado por 4 pilhas comuns e o transistor pode ser de qualquer tipo de uso geral PNP como, por exemplo, 2SB175, BC307, OC74, BC558, etc.

Os transformadores podem ser aproveitados de rádios antigos transistorizados fora de uso, mas devem ser do tipo de saída, ou seja, que são ligados aos alto-falantes nos circuitos originais. Na figura 1 temos o circuito completo deste simples intercomunicador.

 

Figura 1- Circuito completo do intercomunicador
Figura 1- Circuito completo do intercomunicador

 

Na figura 2 temos a montagem do aparelho com base numa ponte de terminais.

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

O fio de conexão ao alto-falante remoto pode ter até uns 10 metros de comprimento. O volume obtido dependerá do ganho do transistor usado e das características dos transformadores.

Os resistores são de 1/8 W e o capacitor não é crítico podendo ter de 4,7 a 22 µF de capacitância. A chave s2 serve para a função falar/ouvir. Você deve mudar de posição a chave quando passar da função de falar para ouvir num alto-falante.

Os alto-falantes podem ser de qualquer tipo, dando-se preferência aos pequenos, de 5 cm, pois devem ser manejados com maior facilidade ora sendo colocados no ouvido, ora como microfones.

 

Q1- Qualquer transistor PNP de uso geral

FTE1,. FTE2 - alto-falante pequeno

T1, T2 - Transformadores de saída- ver texto

B1- 6 V - 4 pilhas pequenas

S1- Interruptor simples

s2- Chave de 2 pólos x 2 posições

C1 - 10 µF - capacitor eletrolítico

R1- 47 k Ω x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, laranja

R2 - 10 k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, violeta, laranja

Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, fios, solda, caixa para montagem, etc.