Oscilador Fonográfico – Transmissor AM (V022)

 

O circuito que apresentamos consiste num pequeno transmissor de ondas médias (AM) que tem um alcance da ordem de 50 metros quando usa como antena um pedaço de fio esticado de até uns 3 metros de comprimento. Tradicionalmente este tipo de circuito é usado em toca-discos sem fio da década de 50 ou 60.

 

 

A entrada do circuito tanto pode receber sinais de um microfone piezoelétrico, uma cápsula de cristal ou outra fonte de sinal.

A bobina L1 consiste em 120 espiras de fio AWG 28 num tubo de PVC ou papelão de 2 a 2,5 cm de diâmetro enquanto que L1 consiste em 70 espiras de fio 28 AWG  num tubo de PVC ou papelão de 2 a 2,5 cm de diâmetro. O capacitor variável pode ser aproveitado de qualquer rádio valvulado antigo. Normalmente liga-se uma das duas seções (ou mais) existentes.

A alimentação pode ser feita com tensões de 80 a 200 V. Veja na seção Mundo das Válvulas o artigo que trata de fontes para aparelhos valvulados para ter uma fonte que alimente este circuito.

O cabo de entrada de sinal deve ser blindado para que não ocorram roncos. Na figura 1 temos o diagrama completo do transmissor.

Figura 1 – Diagrama completo do pequeno transmissor valvulado.

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia