Simples Osciloscópio Valvulado (V023)

Se o leitor der a sorte de encontrar em alguma sucata um osciloscópio velho ou mesmo um tubo de raios catódicos (TRC) do tipoDH3-91 1CP1, pode montar um osciloscópio que lhe permitirá visualizar sinais até uns 300 kHz. Trata-se, portanto de instrumento ideal para trabalho com circuitos de áudio.

O circuito apresentado utiliza duas válvulas, sendo uma amplificadora para os sinais (6AU6) e a outra (6AU6) para gerar o sinal dente de serra de varredura em 5 faixas diferentes selecionadas por uma chave.

O tubo indicado é bastante pequeno, tendo apenas 3 cm de tela, o que torna possível a montagem de um instrumento de pequenas dimensões.

A sensibilidade do circuito faz com que sinais de 1,5 V de amplitude causem uma visualização de plena tela no instrumento.

Na figura 1 temos o diagrama completo do osciloscópio miniatura descrito.

Figura 1 – Diagrama do osciloscópio.

 

A fonte de alimentação para este circuito é dada na figura 2.

 

Figura 2 – Fonte de alimentação para o osciloscópio.

Na fonte, os diodos podem ser 1N4007 e os capacitores de filtro possuem tensões de trabalho de 400 V ou mais.

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia