Make Fair - Intel® e Banzi apresentam o novo Arduino 101 e Genuino 101

Durante o Make Fair deste ano, que ocorreu em Roma na Italia, Josh Walder (Vice presidente da Intel®) e Massimo Banzi (co-fundador do Arduino), anunciaram o lançamento do Arduino 101 (para os EUA) e o Genuino 101 (para os outros paises). A nova placa de desenvolvimento é equipada com o microcontrolador Quark™ da Intel de 32 bits de baixo consumo, memória flash de 384 kB, 80 kB de SDRAM, acelerômetro, giroscopio, DSP e Bluetooth.


Não é de hoje que grandes empresas miram nos desenvolvedores que usam o Arduino, utilizando-se do jargão "Se não pode ir contra, junte-se a eles", a Intel desenvolveu esta placa para atender este público e aumentar sua participação no mercado.

A placa atende os requisitos de quem está começando ou não tem todo o conhecimento em microcontroladores, como também para professores que utilizam o Arduino para o ensino de eletrônica ou automação.

O que chama a atenção desta placa é o baixo consumo, segundo a própria Intel, a base da tecnologia aplicada a placa é baseada no Módulo Intel Curie, utilizada para as novas tecnologias de "vestíveis".

arduino101

O lançamento está marcado para o começo de 2016, e deverá custar algo em torno de US$30 (aproximadamente 27 euros, ou R$ 114,00 - sem adicionar os impostos). A placa poderá ser encontrada em diversas lojas do mundo, entre elas a Mouser Electronics.

A intenção da Intel é aplicar esta placa ao programa CTC - Creative Technologies in the Classroom, um projeto que visa levar o ensino de eletrônica e programação para as salas de aula, para alunos de diversas faixas de idade.

Para mais detalhes clique aqui


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia