Carregue seu celular na boca do fogão (NOT361)

Março de 2017 - As tecnologias para transformação de energia podem levar a soluções tecnológicas as mais imaginativas possíveis. Carregar celulares com dínamos acoplados a bicicletas, esteiras de exercícios, células solares são apenas algumas ideias de que já anunciamos neste site. Agora, temos uma bastante interessante que usar seu fogão a gás para carregar o celular.

Já explicamos em nosso site como funcionam os dispositivos de efeito Peltier que converte energia elétrica em frio (tirando calor de um lado e jogando do outro), e explicamos que eles também funcionam ao contrário. Podem gerar energia se tivermos calor de um lado e frio do outro, conforme mostra a figura.

 


 

 

A ideia vem de pesquisadores da universidade de Utah que desenvolveram transdutores capazes de suportar a elevada temperatura de um fogão e converter calor com excelente rendimento.

Os pesquisadores sugerem que transdutores com o novo material a base de cálcio, cobalto e térbio poderiam ser usados para gerar eletricidade em qualquer caso em que houvesse dois pontos com diferenças de temperatura como, por exemplo, em roupas.

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia