Ricardo Adulis - Smartcore

Ricardo Adulis - Smartcore

https://www.linkedin.com/in/ricardo-adulis-0a4229/ 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

www.smartcore.com.br 

 

INCB - Fale um pouco da SmartCore.

Ricardo Adulis - A SmartCore atua há mais de 11 anos no mercado M2M / IoT. Desde o princípio o foco foi a busca de novas tecnologias para serem trazidas ao Brasil de forma a incentivar o uso pela indústria nacional contribuindo para o ciclo de inovação de produtos.

 

INCB - Quais as áreas de  atuação da SmartCore?

Ricardo Adulis - Atuamos em diversas verticais da indústria tais como rastreamento, metering, automação industrial, automação bancária e médica.

 

INCB - Como você vê a importância das novas tecnologias de LPWA no Brasil ? E qual estratégia da SmartCore no fornecimento de componentes para essa área ?

Ricardo Adulis - No passado a revolução das soluções de rastreamento e telemetria veio com a comunicação celular CDMA e depois GPRS. É um fato que além de não ocorrer expansão das redes 2G há uma degradação natural e também forçada (vandalismo) nas redes, que prejudicam as operações que se baseiam nestas tecnologias como rastreamento, segurança patrimonial, metering e payment. Além disso a comunicação 2G subutiliza o espectro RF, o maior ativo das operadoras.

Novas soluções e produtos que busquem efetiva cobertura deve pensar em soluções alternativas ao 2G tais como 3G, 4G ou LPWA.

Devemos lembrar que as soluções 3G e 4G apresentam um custo muito superior ao 2G.

Não bastasse este ponto o fato é que vivemos um momento em que uma série de aplicações tem demanda reprimida seja devido ao custo da solução, cobertura ou consumo de energia. As tecnologias LPWA, seja NB-IoT, Sigfox ou LoRa se apresentam exatamente como uma solução para estes três pontos: aumento da área coberta por uma única torre de transmissão, consumo de energia reduzido e otimização do custo.

Isto gera um novo ciclo de oportunidade no mercado, o qual está sendo vivido de forma intensa neste exato momento.

A SmartCore se posiciona tendo em seu portifólio além das soluções de localização GPS / GNSS as principais soluções de comunicação tais como 2G, 3G, 4G, NB-IoT, Sigofox, LoRa, WiFi, BLE e BLE mesh. Isto nos trás a tranquilidade de poder discutir com o cliente o projeto de forma a identificar quais tecnologias se mostram mais aderentes às suas necessidades.

 

INCB - Quais os destaque da Palestra que a SmartCore vai ministrar ?

Ricardo Adulis - Na palestra conversaremos sobre as tecnologias LPWA e oportunidades de mercado trazidas com estas novas tecnologias.

 

INCB - No dia 29 de novembro no "Embedded Day" da semana Inova Industria,  quais serão os destaques que SmartCore estará mostrando?

Ricardo Adulis - Estaremos com kits e módulos LoRa, Sigfox e NB-IoT. Estaremos também com a solução BLE da u-blox que suporta rede mesh e tem alcance de até 1400m.

 

Clique aqui e Saiba como participar da Semana Inova Indústria