Nas regiões isoladas, principalmente secas, os maiores problemas estão na obtenção de energia elétrica e água. Energia elétrica pode ser obtida a partir de painéis solares. Para a água, uma solução importante é o uso do hidrogel absorvente.

Assim, os cientistas do a Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah da Arábia Saudita KAUST), desenvolveu um sistema integrado que produz água e energia elétrica e que já está em fase de coprodução.

O sistema consiste num conjunto de painéis fotovoltaicos conectados, cada um ficando logo acima de uma camada de hidrogel. Durante o dia ele fica fechado; Á noite, o painel abre expondo o hidrogel ao meio ambiente de modo que ele possa absorver a umidade do ar.

Quando amanhece e o sol é sentido pelos painéis, eles se fecham e com o calor a umidade que foi absorvida pelo hidrogel se evapora e condensa na parte posterior do painel, produzindo água líquida.Um efeito interessante é que nessa condensação ela aumenta a eficiência do painel solar em até 9% ajudando a produzir mais energia elétrica.

Na parte de baixo do painel existe um reservatório onde a água líquida é recolhida para uso, inclusive podendo ser bebida diretamente. O tipo protótipo gerou 1 519 watts-hora e 2 litros de água em 1 dia.

 

Original: https://www.cell.com/cell-reports-physical-science/fulltext/S2666-3864(22)00048-0