Computador quântico do Google cria cristais de tempo

Considerado um estado bizarro da matéria, os cristais do tempo podem levar a inovações tecnológicas fantásticas. Uma delas é a possibilidade de se criar cristais com estruturas quânticas que fogem à nossa lógica.

Os cristais são estruturas físicas que apresentam uma ordem espacial, com disposições de átomos que se repetem no espaço. A ideia seria criar estruturas que se repetem no tempo. Por esse motivo, essas estruturas são denominadas cristais de tempo.

Num cristal desse tipo, os spins mudam constantemente de forma independente não seguindo nenhuma força externa. Os átomos vão oscilar permanentemente, sem a necessidade de nenhuma fonte de energia. Diferentemente de um diapasão em que você bate e ele oscila amortecendo suas oscilações, nestes cristais as oscilações não amortecem.

Os pesquisadores mostraram a existência de um desses cristais numa rede de 20 qubits fazendo-a oscilar a partir de um feixe de laser e ela apresentou o fenômeno, mantendo-se em oscilação.

 

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41586-021-04257-w

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia