Projetos

Medidor de nível alcoólico

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/hardware-diy/alcohol-level-tester 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Para quem gosta de beber um pouco esse circuito pode ser extremamente útil. Utilizando um sensor MQ3 e um LM3914 ele mostra numa interface a partir de LEDs para mostrar o nível alcoólico. De simples construção e fácil de montar, esse é um excelente gadget para quem gosta de beber um pouco.

 

Acesso https num esp8266

https://hackaday.com/2020/07/02/easy-secure-https-with-an-esp8266/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A segurança sempre foi um problema sério em IoT. Efetuar um acesso https num esp8266 é uma tarefa um pouco árdua e o artigo é uma demonstração de como isso pode ser feito. O autor ainda explica passo-a-passo da solução utilizada, dando uma perspectiva ampla de como o https pode ser implementado para maior durabilidade.

 

 

Faça o seu próprio MicroDot

https://hackaday.com/2020/07/03/make-your-own-microdot/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto para quem gosta de fazer brincadeiras no modo James Bond. O microdot era um meio de transmitir uma mensagem no modo mais sofisticado de espionagem. A técnica utilizada pela autora foi fotográficas a ponto de poder esconder uma mensagem em uma foto de forma semelhante as microimpressões para validação de dinheiro.

 

Tecnologia e Cultura

Como a realidade aumentada e a realidade virtual podem ser aplicadas ao marketing

https://www.electronicsforu.com/technology-trends/must-read/ar-vr-applied-marketing 

Você poderia imaginar um ponto de ônibus divertido enquanto espera a próxima viagem? Isso tira a monotonia do tempo e ainda pode fazê-lo sorrir. A Pepsi criou uma campanha para passageiros em 2014 num ponto de ônibus. A tecnologia de realidade aumentada foi usada para projetar OVINIS, robôs gigantes, balões e tigres dentro de um abrigo. A tecnologia fez a experiência parecer que cenas como essas aconteciam no meio da rua.

 


 

 

A realidade aumentada foi introduzida em 1974 quando Myron Krueger, um artista americano, construiu o Laboratory Videoplace, cominando projetores com câmeras de video que emitiam silhuetas na tela, para fornecer um ambiente interativo com os usuários. Depois disso o AR foi desenvolvido por outros Artistas e Cientistas até chegar o que é hoje.

Muitas marcas adotam tecnologias de realidade aumentada/virtual, ou estão pensando em adotá-la para promover os seus produtos. Na internet atual, pop-ups são cada vez mais ineficientes, visto que os usuários consideram cada vez mais intrusivos muitas vezes desativando através de bloqueadores. Em busca de novas tecnologias o AR/VR ganha cada vez mais força.

 

 

Recriando Pinturas ensinando um máquina com IA a pintar

https://hackaday.com/2020/06/27/recreating-paintings-by-teaching-an-ai-to-paint/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O projeto TimeCraft utiliza IA para descobrir como uma pintura pode ter sido executada, pincelada a pincelada. No artigo ["Painting many pasts: Synthesizing Time Lapse Videos of Painting"]( https://arxiv.org/pdf/2001.01026.pdf , eles descrevem como treinaram um algoritmo de aprendizado de máquina utilizando vídeos existentes de novas pinturas sendo criadas, permitindo gerar probabilisticamente as etapas necessárias para recriar uma pintura já concluída.

O modelo probabilístico é implementado utilizando redes neurais covolucionais. No artigo, eles retratam como foram inspirados pelo estilo artístico, onde as redes neurais são utilizadas para gerar obras de arte no estilo de um artista específico ou uma mistura de estilos.

https://youtu.be/iy1FCPQs4JI

 

 

PCI dobrável traz novo significado para placas flexíveis

https://hackaday.com/2020/06/26/hinge-brings-new-meaning-to-flexible-pcb/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora as placas flexíveis não sejam novidades, há alguns problemas na sua confecção em termos de durabilidade. Placas normais podem dobrar, mas a inclinação da curva é limitada a ductibilidade do cobre. O autor do artigo é o mestre das placas flexíveis e passa instruções de design de placas de circuito impresso baratas e duráveis. Confira no video abaixo:

https://youtu.be/p2evFiOsVtM

 


 

 

Extras

Como efetuar a curadoria da sua persona digital

https://hbr.org/2020/07/how-to-curate-your-digital-persona 

Esse artigo retrata uma postura bem simples para descobrir a persona em termos básico: observar como as outras pessoas nos vêem. Isso é muito útil na área de marketing, produção de conteúdo (curadoria), entre outras aplicações. Além disso entender o funcionamento de como as ferramentas disponíveis avaliam a sua personalidade, pode fazer com que as suas chances de sucesso seja incrementadas.

 

 

App da Semana - Medidor de Pulsos

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bluefish.heartrate 

 


 

 

O legal desse aplicativo é a capacidade que ele tem de utilizar a câmera do celular como sensor para medir a pulsação do usuário. É um excelente meio para começar a entender como funciona alguns dispositivos de medição e sensores.

 


 

 

Leitura da Semana

Sistemas Digitais - Ronald J. Tocci

https://amzn.to/3gmBepo 

Este livro promove um estudo abrangente dos princípios e técnicas de sistemas digitais modernos. Além de ensinar os fundamentos do tema, cobre em detalhes tanto métodos modernos quanto tradicionais de aplicação de projetos digitais e técnicas de desenvolvimento, inclusive como gerenciar um projeto em nível de sistema.