Projetos

POE FeatherWing - mac address único em um gadget da Adafruit

https://www.cnx-software.com/2020/07/10/poe-featherwing-brings-poe-unique-mac-address-to-adafruit-feather-boards/ 

 

 


 

 

Esse maravilhoso gadget torna possivel alimentar uma placa Adafruit Feather ( https://www.adafruit.com/feather ) com até 4 Watts de potência. Ele vem com um MAC address global único, com um chip WIZnet W5500 com capacidade de comunicação de aproximadamente 13Mbps medindo apenas 55.9 por 22.9 mm. Essa placa está em crownfunding ( https://www.crowdsupply.com/silicognition/poe-featherwing ) e você pode conferir mais detalhes no site.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Detector de ruido com Arduino

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/noise-detector-for-noise-free-zone 

Esse gadget simples mede o nível de ruido do ambiente e caso ele ultrapasse um determinado nível ativa um buzzer. Embora esse gadget seja bem simples ele pode ser bastante útil para algumas aplicações.

 

E se o seu microcontrolador tivesse sua própria IDE

https://hackaday.com/2020/07/05/your-microcontroller-is-your-ide/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

E se a sua ide estivesse no seu microcontrolador? Essa é a ideia do autor desse artigo. Ronny Neufeld escreveu uma MicroIDE para ESP32 acessível de qualquer brownser e programada utilizando micropython. Embora não seja opensource, o projeto é free para uso não comercial. Vale a pena dar uma olhada.

 


 

 


 

Tecnologia e Cultura

Huawei lança computador sem processador AMD, Intel e Microsoft

https://computerhoy.com/noticias/tecnologia/pc-sobremesa-huawei-chino-sin-intel-amd-microsoft-672065 

O veto dos Estados Unidos e de outros países a tecnologia 5G tem tido alguns desdobramentos. Recentemente a empresa Huwaei lançou um Desktop sem processadores e sistemas operacionais americanos. Utilizando um processador Kunpeng 920, um processador arm de oito núcleos com clock de 2.6 GHz, 16GB de Ram DDR4 e um chipset gráfico Yeston RX550 já é considerado um PC para começar a ser respeitado. O sistema operacional instalado no equipamento é UOS, baseado em linux. Confira no vídeo abaixo uma demonstração:

https://youtu.be/Q99ccKqG3bA

 

Dacapador a Laser para fios

http://www.laselec.com/en/product/portable-laser-wire-stripper/ 

 


 

 

Essa é uma daquelas coisas que pensaríamos ver apenas em filmes de ficção científica. Esse decapador de fios a laser é uma excelente ferramenta de trabalho. Ele não é pequeno, mas é extremamente interessante. Veja o vídeo de demonstração abaixo:

https://vimeo.com/373097665

Sylade 7 H_portable laser wire stripper from LASELEC on Vimeo.

 

 

Construa suas caixas em impressora 3d a partir das placas

https://hackaday.com/2020/07/07/designing-3d-printed-enclosures-for-kicad-pcbs/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Se você faz projetos sabe o quão chato é ter que fazer uma caixa para ele. Para projetos simples, abrir furos, achar uma caixa e dimensionar o placa para caber dentro. Esse plugin para o kicad ( https://kicad-pcb.org/ )fornece ao projetista uma forma simples de projetar uma caixa baseada na placa confeccionada e fazer a impressão em 3D da caixa. No artigo é explicado todo o workflow do projeto com utilizando softwares opensource (kicad + freecad).

 


 

 


 

 

Extras

Como um negócio pode ser pivotado durante a pandemia

https://hbr.org/2020/07/how-businesses-have-successfully-pivoted-during-the-pandemic 

A recessão econômica causou grandes estragos em empresas grandes e pequenas. Diz-se também que o modo de vida atual está ameaçado. Em vista a tudo isso a maioria dos executivos assumiram que tudo irá mudar. Esse artigo aborda algumas visões sobre como os negócios podem ser direcionados a ganharem mais receitas mesmo em cenários mais difíceis como o atual.

 

 

App da semana - Eletronics toolkit

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.daveyhollenberg.electronicstoolkit&hl=en_US 

 


 

 

Esse software sobre eletrônica pode te ajudar em momentos onde o acesso a um desktop é mais difícil. Encontrar uma fórmula, identificar componentes, entre outras coisas é o que você irá encontrar em momentos difíceis.

 


 

 

Leitura da Semana

A startup enxuta

https://amzn.to/2ZvSsLy 

A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.

O que eles têm em comum é a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.

Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário.

 


| Clique na imagem para ampliar |