Projetos

Dispenser de sabão automatizado

https://hackaday.com/2020/07/17/this-soap-dispenser-will-crush-your-germs/


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse dispenser automático de sabão (que pode ser utilizado para álcool), utiliza sensores ultassônicos, um motor de passo para ativar a bomba e componentes impressos numa impressora 3D para abrigar um frasco de sabonete liquido. Inicialmente, ele teve a ideia de construir o dispensador usando um método comum baseado em servo motor. Isso envolveria a ativação de motores para empurrar para baixo o êmbolo do frasco de sabão para dispensar sabão. Em vez disso, optou por uma abordagem diferente que acabou sendo bastante direta em teoria, embora a execução seja bastante complexa.

O mais legal desse projeto é que ele deixou os modelos de impressão 3D, feitos em fusion 360, a disposição. Confira abaixo o video do dispenser funcionando:

 

 

 

Um monitor HDMI a partir do Smartphone

https://hackaday.com/2020/07/18/an-hdmi-monitor-from-your-phone/


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Esse artigo é um hack para quem precisa de pequenos monitores a mão. Utilizando uma placa de captura HDMI para USB o autor coloca um simples smartphone a disposição com baixo custo.

 

 

Uma espiada no Amazon FreeRTOS

https://www.embedded.com/a-peek-inside-amazon-freertos/

A amazon resolveu oferecer serviços web e embarcados, produzindo sua versão do FreeRTOS. Existem várias maneiras de um desenvolvedor começar a entender como o software de demonstração Amazon FreeRTOS funciona. O primeiro método, e mais demorado, é realizar uma revisão completa do código. Uma revisão de código é uma ótima ideia, mas muitos desenvolvedores provavelmente irão pular esta etapa de qualquer maneira. O segundo método é rastrear o aplicativo e ver quantas tarefas são criadas, como elas interagem entre si e como analisar o tempo de execução dos aplicativos. No artigo o autor faz um teste em um STM32 e mostra alguns itens passo a passo para quem deseja fazer a sua jornada nesse caminho.


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Tecnologia e Cultura

Experimento em memórias com tecnologia soviética

https://hackaday.com/2020/07/14/soviet-core-memory-experiments/


| Clique na imagem para ampliar |

 

Se você gosta de tecnologia vintage você parou no lugar certo! Se você pagar cada núcleo verá que os módulos tem entre 1024 e 4096 núcleos enfileirados. Veja no video abaixo como fazer uso desse tipo de tecnologia antiga. Ah... você pode encontrar esse módulos antigos no Ebay!

 

Fazendo o seu próprio filamento para impressora 3D

https://hackaday.com/2020/07/17/make-your-own-filament/


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quem possui impressora 3D sabe que o filamento é um dos grandes entraves quando se trata de custo. O autor do artigo construiu uma extrusora de filamentos 3D utilizando um motor de indução e uma caixa de engrenagens já disponível no mercado. O artigo ainda faz referências para outros tipos de tecnologias que podem ser utilizados na fabricação do seu próprio filamento.

 

Adicionando PCIe na sua Raspberry Pi 4

https://hackaday.com/2020/07/01/adding-pcie-to-your-raspberry-pi-4-the-easier-way/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Desde que as pessoas descobriram que as Raspberry Pi 4 tem um barramento PCIe, a corrida para conectar um dispositivo com uma placa de expansão foi iniciada. A história até o protótipo final da placa abaixo é a história do artigo:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 


 

 

Extras

Faça sua lista de tarefas com esse hack simples

https://hbr.org/2020/08/conquer-your-to-do-list-with-this-simple-hack

Esse artigo pode oferecer alguns insights quando o assunto é quais tarefas devem ser priorizadas. O artigo do site utiliza uma matriz que se baseia em duas variáveis: importância e urgência.

 

 

App da Semana – DroidCam

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dev47apps.droidcam

Conversando essa semana com um dos editores do site, contei a ele que tinha um problema com a resolução da câmera do meu notebook e que não tinha webcam no meu desktop. Ele simplesmente me disse: simples! Use a câmera do seu celular com esse aplicativo. Vale a pena conferir!


 

 

 


 

 

 

 

Leitura da Semana

Operating Systems Concepts - Abraham Silberschatz, Peter B. Gavin, Greg Gayne

https://amzn.to/3jLcqsG

Esse é um dos melhores livros sobre sistemas operacionais que eu conheço. Praticamente tudo sobre sistemas operacionais modernos está dentro dele com as estruturas explicadas. É a melhor referência em termos de livro para conceitos de sistemas operacionais.