Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

 

Multithreading Arduino

https://embeddedsystems.io/ulwos2-multithreading-on-arduino/ 

ULWOS2 é uma biblioteca multithreading que possui uma implementação em arduino. Embora o arduino não seja uma das grandes interfaces de implementação o conceito de multithreading é uma excelente forma de testar diversos tipos de projetos com uma placa de baixo custo e que permite ao programador um excelente controle.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

ATMegaZero

https://www.cnx-software.com/2020/07/28/atmegazero-arduino-board-raspberry-pi-zero-form-factor/ 

ATMegaZero é uma placa compatível com o Arduino Leonardo baseada no microcontrolador Microchip ATmega32U4. Ela é baseada na RaspberryPi Zero onde o conector para Câmera dá lugar a um display OLED, o conector HDMI não existe, porém existe uma expansão para instalar um ESP-01 para adicionar uma conexão wifi.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Transforme seu smartphone num termômetro IR

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/turn-your-phone-into-ir-contactless-thermometer 

Desde o surto de covid-19, tornou-se essencial o monitoramento regular da temperatura do corpo humano sem entrar em contato com o dispositivo de medição, afim de tomar as providências cabíveis em um curto espaço de tempo. No projeto os autores desenvolvem um projeto de um termômetro infra-vermelho com bluetooth.

 

 


 

 

Tecnologia e Cultura

Além do printf: melhores práticas para um debug rápido

https://hackaday.com/2020/07/21/beyond-printf-better-logging-practices-for-faster-debugging/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A maioria dos programadores, seja por preguiça ou desconhecimento, utiliza práticas de debug simples como printf pegar os bugs dos códigos que eles produzem. Porém o artigo específico apresenta outras técnicas além do printf para melhorar codificação e qualidade do código entregue. Uma dessas práticas é logging ou registro para armazenar informações dentro ou fora de dispositivos controlando o grau de granulidade para ter a certeza de um bom código.

 

Conheça os recursos do vgcencmd


 

 

Finalmente achei materiais em português acerca da Raspberry PI! O vgcencmd é um utilitário de linha de comando que pode obter diversas informações de componentes de hardware como vídeo, memória, núcleo e alimentação. No artigo o autor explica como utilizar e obter os recursos desse utilitário que pode economizar estudo e linhas de código para o seu projeto em raspberry pi.

 

 


 

 

Extras

O segredo de realocar recursos na recessão

https://hbr.org/2020/09/the-secret-to-reallocating-resources-in-a-recession 

Bons lideres empresarias sabem que "nunca devem desperdiçar uma crise". Porém poucos vivem essa máxima. Um estudo aponta que apenas 9% das empresas sobreviventes, ou seja, 9 em cada 100 que sobreviveram, obtiveram desempenho acima da média. E que embora reduziram gastos gerais, investiram em novas oportunidades. Cientes da necessidade de responder com mais habilidade a choques repentinos, os líderes têm pressionado para tornar suas empresas mais planas, mais “ágeis” e mais “à prova de interrupções”.

 

App da Semana – Blink

https://play.google.com/store/apps/details?id=cc.blynk 

Controle Arduino, ESP8266, ESP32, NodeMCU, Particle Photon, Raspberry Pi e outros microcomputadores com o smartphone pela Internet. Bluetooth e BLE suportados também.

Crie lindas interfaces com widgets como botões, botões, gráficos, displays e muito mais!

Comece em 5 minutos: https://www.blynk.io 

Se você tiver alguma dúvida, pergunte no nosso fórum: https://community.blynk.cc 

Você pode até compartilhar seu projeto com amigos e outros fabricantes simplesmente enviando o link.

Use nosso Blynk Cloud ou implante seu próprio Servidor Blynk em um minuto e tenha total privacidade e controle em suas mãos.

 

 


 

 

 


 

 

Leitura da Semana

Trabalho Focado Cal Newport

https://amzn.to/2R3VH80 

O trabalho focado é a capacidade de se concentrar sem distração em uma tarefa cognitivamente exigente. É uma habilidade que lhe permite dominar rapidamente informações complicadas e produzir melhores resultados em menos tempo.

O trabalho focado irá torná-lo melhor no que você faz e fornecer a sensação de realização verdadeira, como acontece no artesanato, por exemplo.

Em suma, é como um super poder na economia cada vez mais competitiva do século XXI. E, ainda assim, a maioria das pessoas perdeu a habilidade de se aprofundar em algo - gastando seus dias em um borrão frenético de e-mails e redes sociais, sem perceber que existe uma maneira melhor.

Em Trabalho Focado, o autor e professor Cal Newport discorre sobre o impacto da era digital. Em vez de argumentar que a distração é ruim, ele celebra o poder do seu oposto. Dividindo este livro em duas partes, ele primeiro argumenta que em quase todas as profissões, cultivar uma profunda ética de trabalho produz benefícios enormes. E então apresenta um rigoroso regime de treinamento, composto de uma série de quatro “regras”, que leva sua mente e hábitos a apoiar essa habilidade.

Uma combinação de críticas culturais e conselhos, Trabalho Focado leva o leitor a uma jornada através de histórias memoráveis - de Carl Jung construindo uma torre de pedra na floresta para concentrar sua mente, até um pioneiro em mídia social comprando um bilhete de ida e volta para escrever um livro sem se distrair - e de afirmações pragmáticas e nada frívolas, como a de que os profissionais mais conscienciosos devem abandonar as mídias sociais e que você deveria se acostumar ao tédio.