Como de costume, todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

Detector de metal com arduino

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse simples projeto, um arduino, uma bobina e um resistor, trabalha conceitos da produção de um detector de metais. O interessante desse projeto está na confecção e na noção de construção de limites. Você pode observar o desenvolvimento no vídeo abaixo.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/U9xlYVrnF3o 


 

O sol em uma bolsa

https://hackaday.com/2020/10/03/sunshine-in-a-bag/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse artigo mostra um projeto de cura UV em uma bolsa com um tapete reflexivo. O interessante desse projeto é que ele faz parte de uma solução para cura de peças impressas em 3D em todas as partes do projeto.

Assista ao Vídeo - https://youtu.be/5qiULA6Ns8A 

 


Efeito matrix com Raspberry Pi Cluster

https://hackaday.com/2020/10/02/bullet-time-on-a-budget-with-the-raspberry-pi/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Sabe aquelas placas raspberry sem uso? Alguém achou uso pra elas. O efeito matrix! Essa é uma alusão ao filme com seus efeitos especiais. Ficou excepcional o resultado. Confira no video abaixo.

Assista ao Vídeo - https://youtu.be/YIQP61xfFzA 


 

Tecnologia e Cultura

Músculos de exoesqueletos alimentados com hidrogênio

https://hackaday.com/2020/10/21/exoskeleton-muscles-powered-by-hydrogen/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Esse é um dos projetos inusitados. Várias pessoas trabalham para a construção de exoesqueletos. Muitos deles são pneumáticos e exigem que exista uma fonte de ar perto limitando o alcance. O diferencial desse projeto é que o autor utiliza a eletrólise da água produzindo hidrogênio.

Assista ao Vídeo - https://youtu.be/07oVoABYr10 

 


 

Preservação digital de baterias antigas

https://hackaday.com/2020/10/22/digital-preservation-for-old-batteries/ 

Atualmente muitos aparelhos vem com bateria interna recarregável integrada. Nem sempre foi assim. Antigamente era difícil não encontrar em casa modelos diferentes de baterias para substituir um aparelho. O grande problema é que muitas delas não são mais fabricadas e são difíceis de encontrar. A ideia de Stephen Arsenault é criar um museu digital com o maior números de baterias em modelos 3D com especificações para construção. Esperemos que ele tenha sucesso na preservação do acervo.

 


 

 

Limpando o jardim de um modo inusitado

https://hackaday.com/2020/10/04/cleaning-up-the-yard-with-ai-avian-intelligence/ 

 


 

 

O objetivo do sistema BirdBox é usar o condicionamento operante clássico, onde um comportamento voluntário desejado é reforçado por uma recompensa. Nesse caso, a recompensa é uma guloseima dispensada por um distribuidor vibratório impresso em 3D quando o pássaro coleta uma tampa de garrafa do quintal e a deposita na abertura adequada. O vídeo abaixo mostra os pássaros fazendo exatamente o que deveriam fazer. O truque é fazer com que os pássaros aceitem o BirdBox e integrem-no em seu “esquema de patrulha” de seu território. Uma vez feito isso, é mais simples fazer com que eles associem as tampas da garrafa à recompensa. O outro desafio é tornar tudo à prova de balas ou, neste caso, à prova de pega.

Video 1 - https://youtu.be/LJG3282QU4g


 

Extras

A tecnologia está transformando a análise de pessoas. Isso é uma coisa boa?

https://hbr.org/2020/10/tech-is-transforming-people-analytics-is-that-a-good-thing

Esse artigo trata de tecnologia investida em analisar as pessoas e desenvolver ambientes. Elementos vestíveis e monitoramento versátil são formas atuais de colher mais dados para melhorar a qualidade de vida das pessoas e sua produtividade.


 

App da Semana - Sensor de nível (android)

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.examobile.bubblelevel

 

 


 

 

Nível de bolha de bolso - aplicativo perfeito para qualquer trabalhador manual e suporte para smartphone. Preciso, agradável e fácil de usar, ao mesmo tempo muito funcional. Instale este aplicativo e você terá um nível de bolha sempre à mão.

Nosso nível de bolha de bolso usa o acelerômetro e o giroscópio (dependendo do modelo do smartphone). Ajuda a alinhar ou nivelar quando você tenta pendurar qualquer objeto horizontalmente, verticalmente ou em qualquer ângulo.

 

Recursos do aplicativo:

Mostra ângulo ou inclinação,

Mostra precisamente o ângulo de inclinação em cada plano (como nível do laser),

Você pode bloquear a orientação,

Você pode medir o ângulo ou a inclinação de qualquer objeto (por exemplo, inclinação do telhado, mesa, parede etc.),

Fácil de ler display e indicadores,

Não é necessário acesso à Internet.

 


 

Leitura da Semana

Algortimos para viver

https://amzn.to/31sCUJ1 

Quando ouvimos falar em algoritmos, em geral pensamos em programas de computador que estão fazendo algum trabalho em nosso lugar. No entanto, os algoritmos - séries de passos usadas para resolver problemas - têm sido parte de nossas vidas desde a Idade da Pedra. Explicando com clareza problemas matemáticos célebres e descrevendo a origem e o funcionamento de vários algoritmos, o jornalista Brian Christian e o professor de psicologia e ciência cognitiva Tom Griffiths nos mostram que tanto seres humanos como computadores enfrentam limites e dificuldades para resolver problemas. Mais do que apontar os melhores caminhos para otimizar tarefas, este livro ilumina aspectos surpreendentes do funcionamento da mente humana, de nossas emoções e de nosso comportamento. Com o apoio de pesquisas multidisciplinares e de entrevistas com especialistas de diversas áreas, Algoritmos para viver é um mergulho revelador nos processos matemáticos que regem parte cada vez maior de nossa vida cotidiana.

 


| Clique na imagem para ampliar |