Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos. 

 

Projetos

Protocol Droid é um placa USB bridge para I2C, CAN, RS485, UART, SPI, etc


| Clique na imagem para ampliar |

 

Protocol Droid é uma placa interessante em termos de recursos de hardware e depuração para construção de projetos. Ele oferece conectividade de E / S por meio de blocos de terminais para I2C, CAN Bus, RS485, UART, SPI e outras interfaces. Munida de um microcontrolador ST não especificado é uma alternativa interessante para depuração de dados através de uma interface JTAG e um software para esmiuçar cada um dos recursos que podem ser apresentados por ela. Para nota: ainda é um projeto em crowfunding com estimativa de 8000 dólares sendo que cada placa custaria aproximadamente 79 dólares somente pela placa, podendo ter alguns opcionais.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Fazendo um simples teclado capacitivo com arduino

Esse é um projeto simples porém extremamente funcional. Trata-se de um sensor capacitivo com um arduino nano que possui inúmeras aplicações. Vale a pena pra quem deseja ter um canivete suíço de códigos a mão.

 


 

 

 

Hackendo um encoder de um mouse

 


 

 

Embora não seja um projeto inovador, o que torna esse projeto interessante é a riqueza de detalhes. O autor detalha em seu artigo o funcionamento de um encoder de mouse em termos minuciosos, incluindo uma parte teórica e formas de onda, onde o leitor poderá aproveitar para entender o funcionamento de encoders de forma simples e prática. No artigo é utilizado um arduino uno.

 

Tecnologia e Cultura

kit educacional AWS IoT aproveita o hardware M5Stack Core2 ESP32

Embora custe 42 dólares o kit tem alguns itens bastante interessantes: um LCD touchscreen de 320 por 240, bateria interna, i2c,entre outros. Suporta programação em UIFlow, MicroPython, Arduino e FreeRTOS. Você pode conferir os códigos de exemplo no repositório do Github ( https://github.com/m5stack/Core2-for-AWS-IoT-EduKit )

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Hidrogênio como combustível para mobilidade no futuro

https://www.electronicsforu.com/market-verticals/automotive/hydrogen-fuel-for-next-gen-mobility

O hidrogênio tem sido usado como fonte de energia limpa ao longo da história, de espaçonaves e submarinos a refinarias e empilhadeiras. Quando os veículos são movidos por células a combustível de hidrogênio, o único subproduto é a água, que é emitida na forma de vapor de água puro e, portanto, nenhum gás de efeito estufa é emitido. Há porém alguns entraves técnicos que precisam ser resolvidos para que a tecnologia a hidrogênio seja viável. Você pode conferir tudo isso no link do artigo.

 

O básico para fazer placas de circuito impresso

O processo de projeto do circuito pode variar desde o desenvolvimento de um pequeno brinquedo até uma grande estação espacial. Outras aplicações também podem incluir entretenimento, defesa, comunicações, medicina, automotiva, automação e assim por diante, que envolve lógica, memória, controle e tomada de decisão. Os projetistas precisam simplesmente identificar a entrada e a saída necessária. Soluções para vários problemas e demandas precisam identificar os requisitos básicos do projeto do circuito. O projeto de um circuito complexo começa com o processo de investimento, identificando os desafios de desenvolvimento do produto e o ciclo de vida do projeto, e considerando o retorno do investimento.

 

Extras

Por que é tão difícil uma companhia tornar-se dirigida por informações (dados)?

Prosperar como uma empresa tradicional hoje significa ser orientado por dados. As empresas que ficaram para trás nessa frente observaram seus concorrentes orientados por dados conquistaram participação de mercado e fizeram incursões em seus base de clientes ao longo da última década e pioneiros como Amazon, Facebook e Google desenvolvem avaliações de mercado dominantes. Agora, as principais empresas da Fortune 1000 estão reagindo, investindo pesadamente em dados e iniciativas de IA para reduzir a lacuna. O artigo aborda estratégia de orientação por dados e como empresas podem ter maiores chances de sucesso ao utilizar essa técnica.

 

App da Semana - TestM hardware


 

 

Deseja verificar o hardware, os sensores e os componentes do seu telefone para garantir que tudo esteja funcionando corretamente? Precisa corrigir seu smartphone ou tablet Android? Use o aplicativo TestM para obter informações completas sobre o telefone e o status do dispositivo antes de ir ao laboratório!

 

Leitura da Semana

Coragem sob fogo: testando as doutrinas de Epiteto em um laboratório comportamental humano

Quando a deficiência física causada por ferimentos de combate causou a aposentadoria precoce de Jim Stockdale da vida militar, ele teve a distinção de ser o único oficial três estrelas na história da Marinha a usar "asas de aviador" e a Medalha de Honra do Congresso. Seus escritos foram muitos e variados, mas todos convergem para o tema central de como o homem pode se erguer com dignidade para prevalecer diante da adversidade.