Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

Youtube subscription counter

Esse é um daqueles gadgets bem interessantes para projeto simples. Inclusive o autor do artigo disponibiliza as placas e o projeto para montagem utilizando um ESP8266, um conjunto de display de 7 segmentos e um botão. Dentro do software do ESP8266 há uma consulta ao youtube, onde é capturado o número de inscritos e transferido ao display de 7 segmentos. Um gadget simples, barato, fácil de fazer e útil.

Video - https://www.youtube.com/watch?v=I4jo8heQTE4&feature=youtu.be 

 

Módulo HC-05 - setup e correção de problemas

Esse artigo é um passo a passo para configuração de um módulo bluetooth com um arduino uno. Além da abordagem passo a passo da configuração, há uma parte de resolução de problemas com os erros mais comuns. Junto a isso o autor exemplifica técnicas de debug para um projeto de sucesso. Vale a pena a leitura.

 

Display de 7 segmentos mecânico


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Display de 7 segmentos são uma forma de mostrar números aos usuários. Geralmente eles são feitos de led, porém esse é eletromecânico. Esse artigo é a evolução de um projeto eletromecânico anterior. Utilizando partes impressas em 3D, bobinas desenhadas em PCB e imãs, o autor fez uma evolução de um projeto com detalhes que são dignos de uma menção honrosa. Vale a pena a leitura!

Video - https://www.youtube.com/watch?v=tKMp4u-hMTY&feature=youtu.be 

 

 

Tecnologia e Cultura

FabLabs possuem ótimos recursos para prototipação


| Clique na imagem para ampliar |

Esse artigo do nosso parceiro embarcados mostra o poder de uma comunidade ativa. Um FabLab é um laboratório de compartilhamento de recursos onde pode-se utilizar uma CNC, uma impressora 3D, entre outros recursos. Cada unidade possui um range de equipamentos e regras específicas. O importante é a ideia de disponibilidade de recursos e compartilhamento de ideias. Você pode consultar no site o laboratório mais perto de você e entrar em contato com os responsáveis para ver como funcionam as regras.

 

 

Como o IoT pode ajudar a reabrir escritórios de forma segura

Em 2020, o mundo dos negócios mudou de ambientes de trabalho presencial para configurações remotas. À medida que as organizações continuam navegando nas operações, algumas procuram voltar ao escritório e os gerentes precisam levar em consideração diferentes fatores ao reabrir negócios. Embora ainda existam incertezas sobre o futuro do escritório presencial, está claro que há maneiras de as organizações aproveitarem a tecnologia para ajudar a cumprir as diretrizes e protocolos de segurança COVID-19 em evolução.

 

 

A aprendizagem da máquina na cozinha faz sobremesas de mashup saborosas

Você já imaginou utilizar inteligência artificial para fazer mashups(um bolinho muito parecido com cupcake)? Isso foi o que Sarah Robinson fez. Utilizando algoritmos de aprendizagem de máquina, google cloud e tensor flow, ela coletou 33 receitas de mashups e construiu um modelo para fazer analise de crocância, gosto, entre outras variáveis. No artigo ela descreve como foi feito os modelos e quais foram os testes que ela fez para ver quais eram as melhores receitas. Incrível!!

 

 

Extras

Quer que o seu anuncio seja viral: ative essas emoções

No superbowl são previstos que mais de 180 milhões de norte-americanos assistam a transmissão. Cada anúncio custa milhões de dólares. Além disso existe possibilidade do anúncio viralizar e atingir o dobro de impressões em redes sociais. Isso é esperado que aconteça. Quais são as emoções e os gatilhos utilizados para que isso aconteça?

 

App da semana - Sensor App multi tool


 

 

Esse aplicativo é um monitoramento de todos os sensores que existe no seu smartphone. Segundo o fabricante, fornece informações em tempo real.

 

 

Leitura da Semana

Eletrônica Moderna: Fundamentos, Dispositivos, Circuitos e Sistemas - Louis E. Frenzel

Eletrônica Moderna: Fundamentos, Dispositivos, Circuitos e Sistemas oferece uma abordagem inteligente para cursos fundamentais nas áreas de eletricidade e eletrônica. Em termos de utilidade para o estudante este livro é um verdadeiro 4 em 1! Compacto e moderno, segue a tendência mundial de reunir os conteúdos de eletricidade e eletrônica em um só volume.