Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Um ESP fará a leitura do seu medidor para você

https://hackaday.com/2021/02/07/an-esp-will-read-your-meter-for-you/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora esse não seja um projeto tão simples, ele é muito bem bolado. Utilizando um ESP32 com uma câmera e uma rede neural dentro do ESP ele faz a medição de um hidrômetro disponibilizando todo o projeto no GitHub (https://github.com/jomjol/AI-on-the-edge-device). Confira na imagem abaixo o acesso via web no ESP32 e as áreas de reconhecimento de imagem:

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Módulo detector de AC

https://www.electroschematics.com/detector-module/ 

Esse é um daqueles projetos simples e úteis. Um detector de AC pode ser utilizado para verificar falta de energia, por exemplo. Esse projeto em específico é simples e com probabilidade baixa de dar problemas.

 

Utilizando um sensor infravermelho de temperatura e arduino

https://www.hackster.io/skiiid/how-to-use-infrared-thermometer-gy906-with-skiiid-404f30 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quer fazer o seu próprio termômetro infravermelho? Esse é um projeto interessante para isso. Vc utilizará alguns arduinos e um sensor infravermelho GY906. É um projeto bem interessante para aprender um pouco.

Video 1 - https://youtu.be/AXJBjhPizZs 

 

 

Tecnologia e Cultura

O futuro do hidrogênio é uma pasta

https://hackaday.com/2021/02/06/the-future-of-hydrogen-power-is-paste/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Já faz algum tempo que nos prometem motores movidos a hidrogênio. Uma desvantagem, porém, é a necessidade dos veículos a hidrogênio terem tanques pesados de alta pressão. Embora um tanque de 700 bar e a célula de combustível que o acompanha sejam aceitáveis para um ônibus urbano ou um caminhão, torna-se problemático com veículos menores, especialmente aqueles como scooters ou até mesmo motocicletas de tamanho normal. A ideia é que a pasta armazene efetivamente hidrogênio em temperatura e pressão normais. A 250C, a pasta se decompõe e libera seu hidrogênio. Incrível!

 

13000 expressões regulares que facilitam a vida de um editor

https://hackaday.com/2021/02/01/13000-regular-expressions-make-an-editors-life-easier/ 

No passado existia alguns guia de estilo de redação entre outras coisas. O grande problema sempre foi o elemento humano. Com as correções de dicionário embutidos em editores de texto ficou mais fácil a revisão. Porém, no Reino Unido, o jornal The Guardian, tem alguns milhares de verbetes para concordância verbal, nominal e palavras que devem ser adotadas. Decorar tudo isso não é uma tarefa fácil! Eles decidiram domesticar o monstro e criaram o TypeWriter. Você pode se aventurar no repositório deles no GitHub - https://github.com/guardian/typerighter.

 

Alcançando a promessa de uma verdadeira tecnologia de energia sem fio

https://www.embedded.com/achieving-the-promise-of-true-wireless-power-technology/ 

Estamos cada vez mais acostumados a fornecer energia por meio de uma interface sem fio em aplicações tão variadas quanto carregadores de fones de ouvido e placas de indução, mas até onde essa tecnologia pode nos levar? Será que algum dia seremos capazes de carregar um carro sem conectar um cabo, ou levar energia da rede para lugares remotos sem plantar postes e cavar valas?

 

Extras

Quando mudar de estratégia na crise

https://hbr.org/2021/02/when-to-switch-strategy-in-a-crisis

O imperativo gerencial universal é claro: quando algo acontecer, você deve fazer algo. Ainda assim, embora os ajustes operacionais sejam relativamente simples, mesmo que potencialmente dolorosos, é difícil saber se você deve mudar sua estratégia competitiva. Ajudaria, é claro, se pudéssemos fazer experimentos. Quando mudar de estratégia?

 

PlataformIO

https://platformio.org/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Eu não sou muito fã da ide do arduino. Nos ultimos tempos, estou atrás de uma alternativa mais interessante. Esse é o caso do plataform IO. Gratuito e bem interessante em termos de debug e construção do código é uma excelente alternativa ao Arduino IDE.

 

Leitura da Semana

Solaris - Stanislaw Lem

https://amzn.to/3ju3d9i 

Esse livro de ficção científica serviu de inspiração para 3 filmes (1968, dirigido por Boris Nirenburg; 1972, dirigido por Andrei Tarkovsky e 2002, dirigido por Steven Soderbergh). A versão de Tarkovsky recebeu o Grand Prix no Festival de Cannes, um dos prêmios mais importantes do festival.