Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Diferença entre a placa bluepill e backpill da STMicroEletronics

https://hackaday.com/2021/01/20/blue-pill-vs-black-pill-transitioning-from-stm32f103-to-stm32f411/

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Por muitos anos, a chamada placa de desenvolvimento de MCU STM32 da chamada ‘Pílula Azul’ tem sido um grampo na comunidade de amadores. Tendo suas origens como um aparente clone do Maple Mini, a placa diminuta é facilmente usada em projetos de protoboard graças às suas duas fileiras de soquetes de pinos de 0,1 ". O melhor de tudo é que custa apenas alguns dólares, mesmo que você só possa realmente comprá-lo nos vendedores do AliExpress e do eBay. A partir do ano passado, placas com máscara de solda preta e MCUs da série STM32F4 Access (nível básico) incluindo o F401 e F411 começaram a aparecer. Essas placas com o apelido de ‘Black Pill’ ou ‘Black Pill 2’. As placas F103 também existiram com máscara de solda preta por um tempo, então é confuso. Os Black Pills F4xx estão disponíveis através das mesmas fontes que os Blue Pill baseados em F103, por um preço semelhante, mas apresentam um MCU que é consideravelmente mais novo e poderoso. Isso levanta a questão de saber se faz sentido, neste ponto, mudar para essas novas placas.

 

Monitorando a qualidade da água de forma eletrônica com notificação

https://www.hackster.io/eani/water-quality-monitoring-and-notification-system-f85d23

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Este vídeo é sobre como monitorar a qualidade da água, monitorar o nível da água, a temperatura da água e seu entorno, a turbidez da água (quão limpa a água é), bem como os níveis de pH de a água. Portanto, este sistema monitora todos esses aspectos e, finalmente, quando todas as verificações são concluídas, ele envia as informações ou dados na forma de SMS para notificar o pessoal autorizado.

Video 1 - https://youtu.be/GNyLoHTiHbw

 

Projeto de baixo custo para agricultura inteligente

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/hardware-diy/low-cost-smart-agriculture-system

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Este projeto baseado em IoT monitora a umidade do solo, temperatura e níveis de umidade perto de plantas e intensidade de luz perto da estação de controle. Ela liga a válvula solenóide de água quando o nível de umidade fica abaixo do nível limite. Seu sensor de vibração detecta movimento ou qualquer outra atividade indesejada de animais e roedores próximos à área de plantio.

 

Tecnologia e Cultura

Portanto Android 10 para um nintendo switch

https://hackaday.com/2021/02/10/android-10-ported-to-the-nintendo-switch/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O Switch da Nintendo é talvez mais famoso por confundir os limites entre os consoles portáteis e aqueles que você conecta a uma TV. No entanto, o dispositivo semelhante a um tablet também pode rodar Android se você quiser, e recentemente foi atualizado para a versão 10. É um upgrade que traz muitos recursos novos para a mesa, a maioria dos quais você pode considerar indispensável para usar. A portabilidade mais recente oferece suporte para USB Power Delivery, bem como modos de hibernação profunda que permitem que a bateria da unidade dure várias semanas. Também há suporte para atualizações over-the-air que devem facilitar a manutenção contínua e melhorias para compatibilidade com Bluetooth e tela de toque. Como a maioria dos hacks de console para executar código personalizado, você precisa ter a versão de hardware certa com o firmware correto, já que a Nintendo tem feito iterações regulares para tentar bloquear os hacks sempre que possível.

Video 2 - https://youtu.be/qHXhvVlDTho

 

Chegando perto da impressão em metal para 3D

https://hackaday.com/2021/01/21/getting-closer-to-metal-3d-printing/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A maioria de nossas impressoras 3D possui plástico fundido ou usa resina fotossensível. Mas os impressores profissionais costumam usar pó metálico, traçando um padrão e depois sinterizando-o com um laser. [Metal Matters] está tentando fazer um homebrew de um sistema semelhante (vídeo, incorporado abaixo). E embora não seja totalmente bem-sucedido, o punhado de vídeos detalhados de progresso é interessante de assistir.

Video 3 - https://youtu.be/5b-nqDoSVHc

 

Enxame de peixes robóticos utilizando câmeras e leds

https://hackaday.com/2021/01/18/robotic-fish-swarm-together-using-cameras-and-leds/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A robótica avançou aos trancos e barrancos nas últimas décadas, mas em termos de coordenação descentralizada em enxames de robôs, está muito atrás dos enxames biológicos. Pesquisadores do Instituto Weiss da Universidade de Harvard estão trabalhando para fechar a lacuna e desenvolveram o Blueswarm, um cardume de peixes robóticos que pode exibir comportamento de enxame sem controle externo centralizado. Em cardumes reais, o movimento de um peixe individual depende daqueles ao seu redor. Para permitir que cada peixe robótico estime a posição de seus vizinhos, eles são equipados com um conjunto de 3 LEDs azuis e uma câmera de cada lado do corpo.

Video 4 - https://youtu.be/1pflbeDRkUs

 

Extras

Como parar de pensar demais em tudo

https://hbr.org/2021/02/how-to-stop-overthinking-everything

A deliberação é uma qualidade de liderança admirável e essencial que, sem dúvida, produz melhores resultados. Mas chega um ponto na tomada de decisão em que a contemplação útil se transforma em pensar demais. Para interromper o ciclo de pensar demais e direcionar para decisões melhores e mais rápidas, você pode: deixar de lado o perfeccionismo, dimensionar o problema corretamente, alavancar o poder subestimado da intuição, limitar o esgotamento da fadiga da decisão e construir restrições criativas.

 

Visual Studio Code

https://code.visualstudio.com/

Esse é um dos editores de textos mais populares da atualidade. Pode ser utilizado para programar praticamente com qualquer coisa: desde html, markdown até linguagens com C/C++, PHP, Java entre outras. Com uma ampla variedade de plugins ele facilita a vida de quem quer um ambiente robusto e rápido.

 

Leitura da Semana

12 Regras para a Vida - Jordan Peterson

https://amzn.to/3rFQO5g

Aclamado psicólogo clínico, Jordan Peterson tem influenciado a compreensão moderna sobre a personalidade e, agora, se transformou em um dos pensadores públicos mais populares do mundo, com suas palestras sobre tópicos que variam da bíblia, às relações amorosas e à mitologia, atraindo dezenas de milhões de espectadores. Em uma era de mudanças sem precedentes e polarização da política, sua mensagem franca e revigorante sobre o valor da responsabilidade individual e da sabedoria ancestral tem ecoado em todos os cantos do mundo. Neste livro, ele oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado. A partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal, bem como de lições extraídas das histórias e mitos mais antigos da humanidade, 12 Regras para a Vida oferece um antídoto para o caos em nossas vidas: verdades eternas aplicadas aos nossos problemas modernos. “Um dos pensadores mais importantes a surgir no cenário mundial em muitos anos.”