Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

esp32 com display nokia 5110

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Neste projeto, aprenderemos como fazer a interface do LCD Nokia 5110 com a ESP32 DevKit Development Board. Veremos um pouco sobre o LCD Nokia 5110, o PCD8544 Driver IC da Phillips, como funciona a Interface ESP32 do Nokia 5110 e também exibiremos alguns textos e gráficos no Nokia 5110 LCD usando ESP32.

 


 

Arduino e um drive de CD fazem um CD player

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um CD player pode não ser mais um bem valioso que já foi, mas ainda é possível se aventurar no mundo dos discos de policarbonato de 120 mm se você gosta dele. O projeto conta com um Arduino, um drive de CD e uma interface para controle do drive pelo barramento IDE.


 

Interface ESP32 com LCD I2C

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Neste projeto, aprenderemos como fazer a interface de um LCD PCF8574 I2C com a placa de desenvolvimento ESP32. Veremos como configurar os pinos I2C no ESP32, baixar as bibliotecas necessárias para o IDE do Arduino, entender como funciona a interface do LCD I2C ESP32 e exibir alguns dados no LCD 16 × 2.


 

Tecnologia e Cultura

Testes de software são cruciais para tecnologia embedded em termos de segurança e proteção

No mundo dos sistemas embarcados, não é apenas a tecnologia que continua a se desenvolver e evoluir. As ferramentas e os métodos usados para desenvolver essa tecnologia estão amadurecendo e melhorando em conjunto. Atualmente o desenvolvimento de software é tão importante quanto o hardware. Tarefas de mitigação de problemas podem oferecer uma economia de custos a empresa além de aumentar a credibilidade do produto no mercado.


 

TabFS mostra o seu browser como um sistema de arquivos


| Clique na imagem para ampliar |

 

O TabFS é uma extensão do browser que mostra as abas como um sistema de arquivos (linux). O suporte oferecido é para Chrome, Firefox e Safari em MacOS e linux.

 


 

Laser para PCBs de alta qualidade

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Fazer placas caseiras é uma arte. Com a diminuição dos custos de se adquirir um laser (no caso do artigo de 20W) é possível fazer placas tão boas quanto as feitas externamente. Claro, single layer e sem muitas coisas. Mas você pode ver o processo abaixo como o laser tem sido utilizado para produzir um protótipo.

Assista ao Vídeo - https://youtu.be/-dQzufH8FEQ


 

Extras

Você não é pago com base no seu desempenho

Quando questionados sobre a justificativa para o tamanho de seu contracheque, tanto os trabalhadores quanto os executivos apontam de forma decisiva para um fator: Desempenho individual. No entanto, pesquisas mostram que essa crença é falsa e amplamente baseada em três mitos que as pessoas têm sobre seu salário: que você pode separá-lo do desempenho dos outros; que seu trabalho tem uma definição de desempenho objetiva e acordada; e que pagar pelo desempenho individual melhora os resultados organizacionais. Em vez disso, seu pagamento é definido por quatro forças organizacionais: poder, inércia, mimetismo e igualdade. A má notícia é que essa dinâmica remodelou a economia para beneficiar poucos às custas de muitos. A boa notícia é que, se o pagamento não for um reflexo rígido e predeterminado do desempenho, podemos imaginar um mundo diferente em termos de quem recebe o quê e como.

 


 

Microchip Studio

Microchip Studio é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para o desenvolvimento e depuração de aplicativos AVR® e de microcontroladores SAM. Ele mescla todos os excelentes recursos e funcionalidades do Atmel Studio no portfólio de ferramentas de desenvolvimento bem suportado da Microchip para fornecer um ambiente contínuo e fácil de usar para escrever, construir e depurar seus aplicativos escritos em C / C ++ ou código assembly. O Microchip Studio também pode importar seus esboços do Arduino® como projetos C ++ para fornecer a você um caminho de transição simples do Makerpace para o mercado.

Você pode usar o Microchip Studio com os depuradores, programadores e kits de desenvolvimento que suportam dispositivos AVR e SAM. Amplie seu ambiente de desenvolvimento com a Microchip Gallery, uma loja de aplicativos online para plug-ins Microchip Studio desenvolvidos pela Microchip, bem como ferramentas de terceiros e fornecedores de software integrado.

Mesmo que venha com um novo nome e aparência, você ainda poderá usar qualquer documentação e vídeos existentes sobre o Atmel Studio para aprender como usar o Microchip Studio.

 


 

Leitura da semana

A porta dos leões: na linha de frente da guerra dos seis dias

5 de junho de 1967. O Estado de Israel está cercado por inimigos que desejam sua completa extinção. O resto do mundo vira as costas para a jovem nação diante do perigo iminente.10 de junho de 1967. Os exércitos árabes são rechaçados, suas divisões em solo, eliminadas, suas forças aéreas, destruídas. O ministro da Defesa Moshe Dayan adentra a Cidade Velha de Jerusalém pela Porta dos Leões, para juntar-se aos paraquedistas que libertaram o local mais sagrado do judaísmo: o Muro das Lamentações. Essa foi uma das mais improváveis e impressionantes vitórias militares da história. Imerso em centenas de horas de entrevistas com veteranos da guerra, Steven Pressfield conta a história da Guerra dos Seis Dias de modo inédito: pelas vozes de homens e mulheres que lutaram não apenas por suas vidas, mas pela sobrevivência de sua nação e pelos sonhos dos seus ancestrais. “Um relato que vai se intensificando da ansiedade dos dias que antecederam os ataques aéreos à entrada triunfante na parte antiga da cidade sagrada através da Porta dos Leões, que leva ao Muro das Lamentações.” - The Los Angeles Times