Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Reconectando o Wifi no ESP32 depois de perder a conexão

https://randomnerdtutorials.com/solved-reconnect-esp32-to-wifi/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O artigo acima mostra como você pode reconectar seu ESP32 a uma rede Wi-Fi após perder a conexão. Isso pode ser útil nos seguintes cenários: o ESP32 perde temporariamente o sinal de Wi-Fi; o ESP32 está temporariamente fora do alcance do Wi-Fi do roteador; o roteador é reiniciado; o roteador perde a conexão com a Internet ou outras situações.

 

Escrevendo dados num cartão RFID através do rc522

https://www.electronicshub.org/write-data-to-rfid-card-using-rc522-rfid/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Neste artigo é ensinado a como gravar dados no cartão RFID MIFARE 1K usando o módulo leitor / gravador RFID RC522. Isso será útil se você deseja armazenar dados personalizados na tag, como informações do aluno ou detalhes do funcionário.

 

Programando Raspberry Pi Pico utilizando C

https://www.electronicshub.org/program-raspberry-pi-pico-using-c/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 No artigo é mostrado como programar Raspberry Pi Pico usando C. Veremos todas as etapas necessárias para programar Raspberry Pi Pico em linguagem de programação C, como baixar o SDK C do Raspberry Pi Pico e exemplos do github, instalar todas as ferramentas necessárias, construir o programa para acender um led (famoso “Hello World”) e finalmente carregar o arquivo UF2 no Pico e rodar o exemplo.

 

Tecnologia e Cultura

Inteligência Artificial na Rodovia

https://hackaday.com/2021/01/05/ai-on-the-highway/ 

  


| Clique na imagem para ampliar |

 

Parece que o pessoal da Coréia do Sul está disposto a levar o transporte com IA a sério. Recentemente eles implantaram um serviço de táxi autônomo restrito a funcionários do governo. Também está em testes caminhões com IA para transporte de cargas. Os taxis tem obrigatoriamente que rodar com um engenheiro para que exista um recurso em caso de problemas. Já os caminhões já foram testados em uma rodovia e estão sendo testados em velocidades de transporte maiores e em outros percursos. Confira mais no link do video abaixo.

Vídeo - https://youtu.be/Sn4UupR_duQ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Curando resina epoxi com campo magnético

https://hackaday.com/2020/12/30/magnetocuring-curing-epoxy-with-a-magnetic-field/  

Quem não ama epóxi? As resinas epóxi, também conhecidas como poliepóxidos, são um adesivo essencial em muitas aplicações, tanto industrialmente quanto em escalas menores. Muitos poliepóxidos, entretanto, requerem a aplicação de calor (cerca de 150 ° C para a maioria dos tipos) para curar (endurecer), o que pode ser complicado quando a resina é aplicada sobre ou dentro de camadas de materiais sensíveis à temperatura. Agora, pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU) em Cingapura descobriram uma maneira de aquecer resinas usando um campo magnético alternado, o chamado magnetocura. O link do artigo em PDF. https://www3.ntu.edu.sg/CorpComms2/Research%20Papers/Magnetocuring%20of%20temperature%20failsafe%20epoxy%20adhesives.pdf 

 

Japão Lançará Satélites de Madeira

https://hackaday.com/2020/12/30/japan-to-launch-wooden-satellite/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Vídeo - https://youtu.be/6Vj-FoJky6w 

 

Extras

Fazer uma pausa não significa desplugar

https://hbr.org/2021/03/taking-a-break-doesnt-always-mean-unplugging 

Pausas frequentes ajudam a recarregar nossas baterias no trabalho e, embora os intervalos sem tela sejam geralmente melhores, às vezes você simplesmente não consegue ficar longe de seus dispositivos - e às vezes simplesmente não quer. Mas a boa notícia é que os intervalos baseados em tecnologia ou aprimorados podem oferecer alguns dos mesmos benefícios que a variedade fora da tela, se você puder incluir alguma combinação de movimento físico, interação social e estimulação cerebral. Portanto, reserve alguns minutos para cantar no karaokê junto com seu vídeo favorito do YouTube, não se sinta culpado por iniciar um videogame ou reserve um tempo para bater um papo com amigos no meio do dia.

 

Arduino IDE 2.0 beta

https://www.arduino.cc/en/software 

A nova versão da IDE do arduino vem com live debug. Para quem utiliza outras plataformas de microcontroladores sabe o quanto esse recurso é importante. Além disso outras melhorias dentro da IDE estão em fase de implementação. O Arduino IDE é um fork do eclipse e constitui um ambiente completo para programação em arduino e derivados (suporte próprio de terceiros) em MacOS, Linux e Windows.

 

Leitura da semana

2001 - uma odisseia no espaço - Arthur C. Clark

https://amzn.to/3c7bHzV 

Nos primórdios da humanidade, quando a fome e os predadores ameaçavam a raça humana, chega à Terra um objeto inusitado, inacessível à limitada compreensão da mente pré-histórica, mas que influencia os homens a descobrir coisas que permitem a sua própria evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia ao espaço uma equipe altamente treinada e HAL 9000, uma inteligência artificial responsável pelo funcionamento da nave e pela segurança dos tripulantes. Porém, o surgimento de pequenas falhas levanta a suspeita de que há algo errado com a missão. Escrito por Arthur C. Clarke com o intuito de expandir a história criada com Stanley Kubrick para o cinema, 2001: uma odisseia no espaço desconcerta o leitor e o conduz a um futuro alternativo da história humana.