Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Arduino com floppy drive


| Clique na imagem para ampliar |

 

Disquetes há muito tempo não são utilizados. E, honestamente, não sentimos mais saudades! Porém há conceitos de disquetes que podem ser úteis para aprendizado e são excelentes para um projeto, como um arduino. No passado era muito mais difícil, mas com os hardwares atuais o projeto é mais simples. Esse projeto é uma interface de disquete com um arduino uno muito bacana, com suporte a leitura setor a setor além de uma biblioteca e até um protótipo de um DOS. Como se isso não bastasse existe um suporte a FatFS. Como há muitos computadores antigos e retrocomputação, esse pode ser um projeto pra lá de interessante.

 

Estação ambiental

Qualquer projeto de estação ambiental é algo muito legal. Telemetria é utilizada em praticamente todos os projetos. Além disso a meteorologia é util em diversas áreas. Prevenir os danos causados por tais eventos através das previsões meteorológicas é um dos fatores que popularizam as estações meteorológicas e tudo o que permite detectar a temperatura, a pressão atmosférica, a intensidade dos raios ultravioleta, a concentração de determinados gases no ar, etc … Detectar e medir Nestes parâmetros contamos com estações meteorológicas profissionais de alto custo, quando você precisa de informações extremamente precisas para construir até modelos preditivos, enquanto se o objetivo é ser colocado no campo amador, vamos em produtos de gama média.

 

Helicóptero com ar comprimido


| Clique na imagem para ampliar |

 

Tom, o autor do projeto, gosta de construir pequenos helicópteros e decidiu construir um que funcione com ar comprimido. Acontece que foi um pouco mais difícil do que ele pensava. Originalmente, ele estava tentando um quadricóptero de ar comprimido. Ele já havia trabalhado com uma turbina de ar, mas colocar um veículo que pode se elevar no ar acaba tendo muitas pegadinhas ocultas. Ele passou por muitas considerações de design para chegar ao design do helicóptero. Veja no video abaixo.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/fkTK4F7Xqqo

 

Tecnologia e Cultura

Por que fazer hardware modular?

No cinema, tudo é modular. Alguma grande arma caiu da nave quando ela caiu? Ainda bem que você pode simplesmente pegá-lo e dispará-lo como está. Hyperdrive morto? Não tem problema, porque no universo de Star Wars você pode simplesmente colocar um novo e seguir seu caminho. Claro, as coisas simplesmente não são tão simples no mundo real. A maioria dos sistemas, sejam eles espaçonaves ou telefones celulares, são extremamente complicados e contêm centenas ou milhares de partes interconectadas. Por que vale a pena, então, fazer um hardware modular?

Video 2 - https://youtu.be/L1Ui-y8ajJ0

 

Debug para arquetura arm de forma virtual

 Com o advento de computadores desktop superpoderosos, muitos desenvolvedores fazem uso de algum tipo de máquina virtual ou psuedo-virtual (VM). Executamos o Windows em uma VM e também fazemos o desenvolvimento do kernel em uma VM. Se você estiver emulando o mesmo tipo de computador em que está, o processo é mais simples, mas é possível executar, digamos, código ARM em um x86 (ou vice-versa), mas com desempenho possivelmente mais lento do que a execução nativa. QEMU é provavelmente o programa mais conhecido que permite que uma CPU execute código direcionado a uma CPU diferente, mas - por padrão - ele tem como alvo desktops, laptops e máquinas de classe de servidor, não pequenas placas embutidas. É aí que entra o xPack QEMU Arm. Ele permite que você execute e depure dispositivos Cortex-M incorporados em um ambiente emulado em um computador host.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Assista ao vídeo - https://youtu.be/Zvbarf1CSGs

 

Analisador de baterias põe a prova as pilhas alcalinas


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quais baterias alcalinas duram mais? O autor do projeto quis saber quais eram as melhores marcas e fez o seu próprio analisador pessoal de baterias. Projetado como uma proteção para o Arduino Mega 2560, o analisador combina uma pequena carga eletrônica programável com um sensor de corrente INA219, display OLED e leitor de cartão SD. O usuário seleciona a tensão de corte e a taxa de descarga antes do início do teste e, uma vez que está em execução, os dados são coletados a cada segundo e salvos no cartão SD para análise posterior. Quando a voltagem da bateria atinge o valor predeterminado, o teste termina e você está pronto para colocar uma nova célula à prova. Com poucas exceções, o nível de desempenho para a maioria das baterias foi notavelmente semelhante. Na verdade, o teste pareceu mostrar que as baterias de nível superior de empresas como Duracell e Energizer na verdade tiveram um desempenho um pouco pior do que as ofertas de gama média. Talvez a maior surpresa seja que, quando o custo por célula foi contabilizado, as baterias baratas locais forneceram um valor melhor do que qualquer outra coisa no teste.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Extras

Remodele sua carreira na pandemia

A pandemia foi uma experiência como nenhuma outra: um veículo para entender o que precisamos para ter sucesso em nossos empregos. Os autores identificam três aspectos principais do trabalho que a pandemia impactou e que - se você os abordar de maneira cuidadosa e estratégica - pode ajudá-lo a reformular sua carreira com sucesso para o futuro.

 

Embedded Machine Learning

Esse simpático software tenta trazer alguns algoritmos de machine learning para microcontroladores e dispositivos embarcados.

 

Leitura da Semana

The Third Pillar - Raghuram Rajan

Em O Terceiro Pilar, ele oferece uma magnífica estrutura geral para a compreensão de como três forças-chave - a economia, a sociedade e o estado - interagem, por que as coisas começam a entrar em colapso e como podemos encontrar nosso caminho de volta para um ambiente mais seguro e plano estável.

O ‘terceiro pilar’ do título é a sociedade. Os economistas muitas vezes entendem que seu campo é a relação entre o mercado e o governo, e deixam as questões sociais para outras pessoas. Isso não é apenas míope, Rajan argumenta; é perigoso. Toda economia é, na verdade, socioeconomia - todos os mercados estão inseridos em uma teia de relações humanas, valores e normas. Como ele mostra, ao longo da história, as inovações tecnológicas arrancaram o mercado de velhas teias e levaram a reações violentas e ao que hoje chamamos de populismo. Eventualmente, um novo equilíbrio é alcançado, mas pode ser feio e confuso, especialmente se feito de maneira errada.

No momento, estamos fazendo errado. À medida que os mercados aumentam, o governo também aumenta, concentrando o poder econômico e político em centros centrais florescentes e deixando a periferia se decompor, figurativamente e até mesmo literalmente. Em vez disso, Rajan oferece uma maneira de repensar a relação entre o mercado e a sociedade civil e defende um retorno ao fortalecimento e empoderamento das comunidades locais como um antídoto para o crescente desespero e inquietação.