Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

10 projetos para combate ao corona vírus

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/top-10-diy-projects-combat-corona 

Esse artigo apresenta 10 ideias de projeto simples DIY(do it yourself) para ajuda no combate a pandemia.


 

Faça o novo android power menu funcionar nos seus termos

https://hackaday.com/2021/05/14/make-androids-new-power-menu-work-on-your-terms/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Introduzido no Android 11, o menu de energia é uma maneira de interagir rapidamente com os gadgets de casa inteligente sem ter que abrir seus aplicativos correspondentes. Basta segurar o botão liga / desliga por um momento e você verá uma variedade de blocos interativos para todos os seus gadgets. Bem, essa é a ideia, de qualquer maneira. O autor do projeto não estava exatamente entusiasmado com a forma como este sistema funcionava fora da caixa, então ele decidiu descobrir como poderia criar seus próprios blocos de menu de energia. Seu método naturalmente requer um pouco mais de trabalho manual do que a solução automática do Google, mas também oferece algumas vantagens atraentes.


 

Traçador de curvas barato

https://hackaday.com/2021/05/16/rodriguez-iv-curve-tracer-on-the-cheap/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Em resposta a uma discussão online no Electrical Engineering Stack Exchange, [Joseph Eoff] decidiu provar seu ponto juntando um traçador de curva IV simples usando um Arduino Nano e um punhado de passivos. Mas ele continuou a mexer no circuito, vendo quantas melhorias eram possíveis com essa configuração simples. Ele extrai um pouco de resolução extra do circuito PWM DAC usando a biblioteca Timer1 para obter 1024 em vez de 256 etapas. Para ler tensões, ele implementa a sobreamostragem (e em alguns casos a sobreamostragem novamente) para extrair alguns bits extras de resolução do ADC de 10 bits do Nano. A coisa toda é controlada por um Python/Qt para gerar as curvas desejadas.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/ezsuA9ZwsUI 


 

Tecnologia e Cultura

Recorde de potência do Laser foi quebrado

https://hackaday.com/2021/05/10/the-laser-power-record-has-been-broken/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Os lasers fazem todo o tipo de coisas interessantes e - como acontece com tantas coisas - quanto mais, melhor. Cientistas coreanos anunciaram recentemente que criaram o feixe de laser mais poderoso. 10 elevado 23 watts por centímetro quadrado para ser mais exato.


 

555 com transistores discretos

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Nos laboratórios de Tiny Transistor, [Robo] se encarregou de reproduzir o temporizador 555 clássico na forma de transistor discreto. Para ganhar pontos extras, ele também conseguiu colocá-lo em um pacote com o mesmo tamanho básico, pino compatível e um substituto de plug-in para o original. A primeira tarefa foi decidir qual circuito 555 implementar. Ele examinou um punhado de implementações diferentes - e por examinado, queremos dizer que as dissecou e estudou os circuitos da matriz em um microscópio. No final, ele escolheu o circuito original de Hans Camenzind, tanto como uma homenagem quanto porque ele usou o menor número de transistores - um ponto que ajudou a gerenciar o tamanho final, que é apenas um pouco maior que o CI original!


 

Testando engrenagens helicoidais impressas em 3D

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Engrenagens sem-fim são ótimas se você tem uma aplicação de baixa velocidade e alto torque em que não precisa fazer backdrive. O autor decidiu ver se eles poderiam imprimir seus próprios drives de engrenagem helicoidal que seriam realmente utilizáveis na prática. O teste é esclarecedor para quem deseja usar conjuntos de engrenagens impressos em 3D.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/m4VSxVspLoc 


 

Extras

Como os homens podem ser lideres mais inclusivos

https://hbr.org/2021/05/how-men-can-be-more-inclusive-leaders 

Apesar da “Shecessão” da Covid-19, que tirou milhões de mulheres do mercado de trabalho, as mulheres são a maioria do pool de talentos com ensino superior. Por causa disso, os líderes masculinos - e os homens em geral - devem buscar a inclusão e igualdade de gênero por meio de alianças deliberadas com as mulheres. Existem quatro estratégias de liderança inclusiva que os líderes masculinos devem seguir. Primeiro, fique confortável sendo desconfortável. Tenha a humildade de saber que há muito que você não sabe sobre as experiências dos outros. Em segundo lugar, torne a liderança inclusiva pessoal e visível. Sua mensagem deve vir do coração e deve ser pessoal e autêntica. Terceiro, projete transparência em seu local de trabalho sendo claro sobre o que você está fazendo, por que está fazendo e como está progredindo. Finalmente, projete a responsabilidade em seu local de trabalho. Garanta que suas políticas de governança estejam alinhadas com seus objetivos de inclusão e estenda os requisitos de diversidade e representação a seus fornecedores e clientes.


 

ESP BLE keyboard

https://github.com/T-vK/ESP32-BLE-Keyboard

Essa biblioteca torna o seu ESP32 um teclado Bluetooth Low Energy. É muito útil para algumas aplicações.


 

Leitura da Semana

O Verdadeiro Poder - Vicente Falconi

https://amzn.to/3hR78y1 

O Verdadeiro Poder é o grande legado do consultor e administrador Vicente Falconi Campos para as lideranças do nosso país. O livro relata, por meio de cases e exemplos em que o autor esteve diretamente envolvido, todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece, com grande didática, quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. Em outras palavras, Vicente Falconi revela o que está por trás dos resultados alcançados.