Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Escondendo imagens no acrílico


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um dos projetos em que simplesmente você fala: uau! Quando era pequeno brincava de esconder mensagens em papel com suco de limão. O autor desse artigo elevou um pouco o nível dessa brincadeira, com um pouco de matemática, ótica e uma boa CNC, e conseguiu escoder imagens no acrílico que são reveladas pela luz com se fossem lentes. Vale muito a pena dar uma conferida nesse artigo.

 

ESP32 NodeMCU com atualizações OTA

Quem programa microcontroladores sabe o quão chato é ter que ficar atualizando códigos com gravador. Embora não seja a forma mais segura do mundo, fazer atualizações com o próprio wireless para ESP32 é sempre bem vindo. Veja no vídeo abaixo os conceitos utilizados.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/LUcKoJGX38M

 

Monitorando plantas eletronicamente


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora o impulso para resolver problemas em sistemas complexos seja frequentemente pegar um microcontrolador e alguns sensores para automatizar o problema, a interface com o mundo real costuma ser muito mais difícil do que parece. Medir a umidade do solo, por exemplo, parece ser uma maneira fácil de garantir que as plantas recebam a quantidade adequada de água, mas o solo é um ambiente desafiador para a eletrônica e essa solução geralmente causa mais problemas do que resolve. O autor percebeu esse problema com os sensores de umidade do solo e começou a resolvê-lo com um método muito mais simples, embora indireto, de monitorar suas plantas eletronicamente. Em vez de depender da condutividade do solo para testar os níveis de umidade do solo, ele desenvolveu um método alternativo para determinar se as plantas precisam ser regadas simplesmente pesando-as continuamente.

 

Tecnologia e Cultura

Impressão 3d em cristal liquido

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Se você pensa em cristais líquidos, provavelmente pensa em tecnologia de display. No entanto, os pesquisadores descobriram uma maneira de usar um processo semelhante a jato de tinta para imprimir cores iridescentes em 3D usando um elastômero de cristal líquido. O processo pode imitar a coloração iridescente encontrada na natureza e pode ter aplicações em coisas tão diversas como etiquetas antifurto, objetos de arte ou materiais com propriedades ópticas muito especiais. Por exemplo, um item criado pela equipe é uma seta que só aparece totalmente verde quando vista de um determinado ângulo. As propriedades ópticas dependem da espessura do material que, sendo cristalino, se auto-organiza. O controle da velocidade de deposição altera a espessura do material, o que permite à impressora ajustar suas propriedades ópticas.

 

Computação NeuroMórfica


| Clique na imagem para ampliar |

 

A chama da inteligência artificial computadorizada já havia queimado intensamente algumas vezes antes, como nas décadas de 1950, 1980 e 2010. Infelizmente, ambos os booms de IA anteriores foram seguidos por um “inverno de IA” que saiu de moda por não cumprir as expectativas. Este inverno é frequentemente atribuído à falta de capacidade do computador, compreensão inadequada do cérebro ou exagero e especulação excessiva. No meio do nosso verão atual de IA, a maioria dos pesquisadores de IA concentra-se em usar o poder cada vez maior do computador disponível para aumentar a profundidade de suas redes neurais. Apesar do nome, as redes neurais são inspiradas pelos neurônios do cérebro e compartilham apenas semelhanças de nível superficial. Alguns pesquisadores acreditam que a inteligência geral de nível humano pode ser alcançada simplesmente adicionando mais e mais camadas a esses sistemas convolucionais simplificados alimentados por um tesouro cada vez maior de dados. Esse ponto é apoiado pelas coisas incríveis que essas redes podem produzir, e fica um pouco melhor a cada ano.

 

Tabela Periódica Interativa do Google

Esse é um artigo que fala sobre o software interativo do google para tabela periódica. Ficou sensacional o site!

 


 

Extras

Quando você está cansado de trabalhar com um preguiçoso

Ter um colega que comete erros, não cumpre prazos ou simplesmente relaxa é mais do que uma frustração do dia a dia; também pode afetar negativamente seu trabalho - e até mesmo sua carreira. Como você pode evitar que o baixo desempenho de seu colega o atrapalhe? Concentre-se em proteger sua reputação profissional. Se você e este colega são coletivamente responsáveis pela produção dos elementos de um projeto, certifique-se de que as expectativas e funções estejam claramente definidas. Uma trilha de papel aumenta a responsabilidade. (Isso também garante que você receba crédito por seus resultados.) Trazer seu chefe para essas conversas deve motivar e incentivar o elo mais fraco a fazer melhor. Além disso, procure maneiras de reduzir sua interdependência em relação a essa pessoa em particular. Peça ao seu gerente atribuições e desafios individuais para assumir. Seu objetivo é demonstrar sua competência e dar ao seu chefe outra maneira de avaliá-lo.

 

Arduino Json Library

Essa é uma biblioteca arduino para saídas em JSON. Se você já fez alguma integração com sites de IoT ou já desenvolveu algum aplicativo sabe o quão isso é valioso.

 


 

 

Leitura da Semana

Algortimos - Thomas Cormen

Este livro apresenta um texto abrangente sobre o moderno estudo de algoritmos para computadores. É uma obra clássica, cuja primeira edição tornou-se amplamente adotada nas melhores universidades em todo o mundo, bem como padrão de referência para profissionais da área. Nesta terceira edição, totalmente revista e ampliada, as mudanças são extensivas e incluem novos capítulos, exercícios e problemas; revisão de pseudocódigos e um estilo de redação mais claro. A edição brasileira conta ainda com nova tradução e revisão técnica do Prof. Arnaldo Mandel, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Elaborado para ser ao mesmo tempo versátil e completo, o livro atende alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em algoritmos ou estruturas de dados.