Coluna Tech - de 10 a 14 de janeiro de 2022

Todas as sextas-feiras o colunista técnico Marcos de Lima Carlos trará em sua coluna "Canal Tech", o que de mais novo e inusitado aconteceu no mundo da eletrônica durante a semana. Saiba o que Makers, estudiosos, empresas e universidades criaram ou descobriram, para você ficar informado e quem sabe ajudar nas ideias de seus projetos.

 

Projetos


Processo de fabricação de PCBs com UV

 

 

 Esse é um video sobre como uma impressora 3D com luz ultravioleta pode ser aproveitada para fazer circuitos impressos. Não é tão simples, mas há muita coisa interessante nesse artigo que pode ser aproveitada para que você possa fazer o mesmo processo em casa.

Assista ao vídeo clicando aqui.

 


 


Computador de um único bit com válvulas

Embora seja um computador conceitual a válvula, esse é um daqueles projetos que você simplesmente olha e fala: Uau! No passado não muito distante, os computadores iniciais
funcionavam desta maneira. Isso é importante para entender os esforços das pessoas que nos precederam e o porquê isso é importante para o futuro. Repare no tamanho do conjunto, na quantidade de instruções e na energia que esse computador consome! A pergunta que fica é : Como eles conseguiram?

Clique aqui e assista ao vídeo

 

 



Controle de pwm para cooler de PC

Esse simples controlador PWM para cooler de PC é um projeto interessante por alguns motivos:

  • interfaceamento, embora pronto, simples;
  • Hardware simples e código aberto.

 

 


 


Tecnologia e Cultura


Banheiro moderno gerando energia

 


Esse artigo é sobre um experimento sobre gestão de resíduos na Coréia do Sul. O Prof Jaeweon
Cho do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Ulsan da Coreia do Sul projetou uma solução chamada BeeVi. Ela faz gerenciamento dos resíduos líquidos e sólidos tranformando-os em fertilizante e gás metano.

Clique aqui e assista ao vídeo

 


 


Dispositivo wearable para monitoramento de glicose de forma não invasiva

 

O monitoramento do açúcar no sangue e da glicose geralmente é realizado por meio da coleta e análise de uma amostra de sangue do paciente. Às vezes, sensores embutidos sob a pele também são usados para fins de medição. Agora, pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) desenvolveram um dispositivo vestível não invasivo e de baixo custo que pode detectar glicose no suor e pode em breve se tornar padrão.

 

 


 

Sensor wearable rastreia condicionamento físico

 

 Pesquisadores da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), Arábia Saudita, desenvolveram um protótipo de sensor vestível com o novo composto MXene-hidrogel para rastrear o movimento muscular, produzindo padrões distintos de resistência elétrica à medida que o estresse mecânico aumenta. Esses padrões mudam instantaneamente quando o sensor é exposto a íons adicionais na forma de soluções ácidas ou básicas. MXenes são nanomateriais ultrafinos que possuem alta condutividade elétrica e fortes cargas de superfície, tornando-os adequados para aplicações em dispositivos eletrônicos e biossensores. O material é composto de metais não tóxicos, como titânio em combinação com átomos de carbono ou nitrogênio.

 


 

Extras


Como sair quando você lidera uma equipe

Embora os líderes dêem muita atenção ao início de novos empregos, é igualmente importante planejar sua saída. Gerenciar sua licença é um dos atos mais importantes que você pode fazer por si mesmo, por sua equipe e por sua organização, e é essencial para proteger seu legado e sua reputação. Os autores oferecem seis passos a serem seguidos após você dar seu aviso: 1) Identifique suas prioridades; 2) Comunique seus limites; 3) Crie um plano de transição detalhado para seu chefe; 4) Prepare sua equipe; 5) Prepare seu sucessor para o sucesso; e 6) Seja respeitoso e responsivo.

 


 

Awesome Robotics

Esse é um repositório em inglês no github com uma lista bem bacana de itens para aprendizagem de robótica. Aqui você terá um bom direcionamento caso queira entrar no mundo da robótica e automação.

 


 

Leitura da Semana


Freakonomics

O que é mais perigoso, uma arma ou uma piscina? O que os professores e os lutadores de sumô têm em comum? Por que os traficantes de drogas moram com as mães? Qual a importância real dos pais? Que tipo de impacto teve o caso Roe x Wade, que levou à legalização do aborto nos Estados Unidos, sobre a criminalidade? Talvez essas não pareçam perguntas de um economista, mas Steven D. Levitt não é um economista como os outros. Um acadêmico super aclamado, ele estuda a rotina e os enigmas da vida real - da trapaça à criminalidade, dos esportes à criação dos filhos - e suas conclusões costumam virar de cabeça para baixo o senso comum, geralmente a partir de uma montanha de dados e de uma pergunta simples nunca feita. Algumas dessas perguntas tratam de questões de vida ou morte, outras têm uma natureza assumidamente esdrúxula. Daí surge o novo campo de estudo apresentado neste livro: freakonomics.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia