A utilização da tecnologia Lora (Long Range) de baixa-potência permite a implementação de comunicação wireless numa infinidade de aplicações que incluem leitura automática de medidores, automação predial e residencial, alarmes sem fio e sistemas de segurança, monitoramento industrial e controle, comunicação máquina a máquina (M2M) e internet das coisas (IoT). O modulo RN2483 é um componente ideal para aplicações como as descritas. Este movo componente da Microchip está disponível na Mouser Electronics.

O RN2483 consiste num módulo transceptor de longo alcance (LoRa) com baixo consumo muito fácil de usar em soluções que exijam baixo consumo na transmissão de dados sem fio.

O módulo está de acordo com as especificações do protocolo LoRaWAN Classe A, integrando RF, um conrolador de banda-base, processador de comando API o que o o torna uma solução completa para aplicações de longo alcance.

 


 

 

O novo componente tem restrições legais para uso fora dos Estados Unidos, o que deve ser analisado ao se pensar numa aplicação que o utilize.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste componente.

 


 

 

Dentre as principais características deste componente temos:

- Tensão de operação entre 2,1 e 3,6 V (3,3 V típico)

- Baixo consumo

- Taxa de comunicação programável até 300 kbps com modulação FSK e 10937 bps com modulação de tecnologia LoRa

- Operação em 868 MHz

- Alcance até 15 km em campo aberto e 5 km e área urbana.

- IIPO3 de -11 dBm

- Alta sensibilidade no receptor, menos de -146 dBm

A conexão ao hardware é mostrada na figura 2.

 


 

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Mouser em: http://br.mouser.com/ProductDetail/Microchip/RN2483-I-RM101/?qs=eF%2fJEVFuLphh7DUcjsDYpw%3d%3d. Nessa página pode ser acessado o datasheet desse componente.