A Atmel (www.atmel.com) apresenta a melhor solução para excitação de diodos LASER em aplicações como HD-DVD, Blu-ray, DVD e CD. O componente, denominado ATR0881, consiste num circuito integrado driver de diodo laser para uso aplicações de multimídia. O componente tem invólucro de 4 mm x 4 mm (QFN24), sendo a menor solução disponível atualmente para esse tipo de aplicação.

Nota: o artigo é de 2007. Veja no site da empresa equivalentes mais recentes para uma nova aplicação.

O invólucro é livre de chumbo, com uma parte metálica exposta no topo para facilitar a dissipação. No fundo, a parte metálica que normalmente se encontra nos invólucros semelhantes convencionais causa dificuldades devido à sua inacessibilidade para o projeto de circuitos, o que não ocorre com o ATR0881.

Apesar de possuir 3 saídas para que 3 diodos laser sejam conectados — azul, vermelho e infravermelho (conforme a aplicação em HD-DVD e Blu-ray, DVD e CD) - ele é colocado no mesmo invólucro de 24 pinos convencional usado para drivers de laser de duas saídas.

O ATR0881 é o primeiro de sua categoria que possui uma interface serial. Enquanto os drivers de diodo laser convencionais possuem ganho fixo entre a entrada e a saída, o ganho de cada um dos 5 canais do ATR0881 pode ser programado individualmente utilizando-se a interface serial. Como resultado disso, este Cl é extremamente flexível evitando o reprojeto dos circuitos em função dos ganhos.

A interface serial também pode ser utilizada para se fixar todos os parâmetros do oscilador integrado, incluindo a frequência, amplitude e expansão do espectro.

Os drivers de diodos laser precisam normalmente de até 6 resistores externos e pinos para fixar os parâmetros dos osciladores. Com o ATR0881 esses resistores externos não são necessários, reduzindo-se assim a quantidade de material para o projeto.

As exigências de precisão de frequência do oscilador são muito altas para assegurar baixo nível de interferência eletromagnética. Devido à tolerância dos resistores, os drivers comuns de diodos laser somente alcançam uma precisão máxima de 10%.

Por outro lado, projetos empregando o ATR0881 alcançam desvios de frequência menores do que 5% graças ao contador de frequência integrado no próprio driver. Comparado com os dispositivos concorrentes, o ATR0881 pode opcionalmente ser ajustado para operar no modo sincronizado, onde todos os canais de gravação são sincronizados com o segundo canal, possibilitando assim a geração de pulsos muito agudos para aumentar a segurança dos dados.

Termos usados:

DVD = Digital Versatile Disc

HD = High Density

LDD = Laser Diode Drivers

QFN = Quad Flat No Leads