NOSSAS REDES SOCIAIS -

Novos termistores lineares (COM2518)

Uma nova linha de sensores lineares de temperatura de baixa potência, consistindo basicamente em termistores ativos, foi lançada pela Microchip (www.microchip.com).

 

 

Esses componentes, que receberam as denominações MCP9700, MC-P9700A, MCP9701 e MCP9701A são fornecidos em três tipos de invólucros, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Os componentes focalizados podem operar na faixa de temperaturas que vai de -40° C a +125° C com uma precisão de +/-2° C para o MCP9700A/MCP9701A e de +/-4° C para o MCP9700/9701.

Eles possuem características otimizadas para operação com ADCs. A faixa de tensões de alimentação vai de 2,3 V a 5,5 V para os MCP9700/A e de 3,1 V a 5,5 V para os MCP9701/A.

A corrente de operação é de apenas 6 µA (tip), sendo sugeridas as seguintes aplicações para esse componente: discos rígidos, eletrodomésticos e eletrônicos, equipamentos de escritórios, equipamentos portáteis, monitoramento geral de temperatura.

Na figura 2 temos uma aplicação típica desses sensores. Eles convertem uma temperatura numa tensão análoga que pode ser usada para um circuito externo, por exemplo, aplicada a um ADC.

 


 

 

Diferentemente dos sensores comuns, essa família denominada Linear Active Thermistor não necessita de componentes externos para condicionamento de sinal.

Na figura 3 vemos a curva de precisão para a faixa de operação desses componentes. A tensão de saída pode ser aplicada diretamente a um ADC de um microcontrolador. Além disso, os dispositivos dessa família são imunes aos efeitos de capacitâncias parasitas, podendo excitar cargas de capacitâncias elevadas.

 


 

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Jornais
Para aparecerem nos jornais, há assassinos que assassinam.
Eça de Queiroz (1845 1900) - A Correspondência de Fradique Mendes - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)