Nosso destaque para esta seção é a nova família de processadores Jacinto 7 da Texas Instruments, especialmente projetados para aplicações automotivas avançadas. Esta família se caracteriza por reunir soluções para os veículos do futuro que contem com sistemas de assistência de direção avançada (ADAS), incluindo veículos autônomos.

Neste artigo falaremos um pouco dessas soluções deixando para os leitores consultarem diretamente o site da Texas, de onde tiramos as informações básicas em: http://www.ti.com/processors/automotive-processors/featured-platform.html 

 


 

 

E, para informações completas sugerimos baixar o datasheet em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/dra829v.pdf?&ts=1588878437165 , assim como ter informações sobre o modulo de avaliação, ferramentas, software e fonte de alimentação na página de informações básicas.

 

Jacinto 7
Jacinto 7

 

Com esses processadores a Texas introduz os novos SoCs para ADAS avançada TDA4VM e DRA829V para aplicações automotivas. Segundo a Texas, novos SoCs serão introduzidos nos próximos anos.

A ideia básica é oferecer aos projetistas a possibilidade de desenvolvimento de produtos totalmente inéditos na área automotiva. Os processadores Jacinto 7 oferecem performance de classe-servidor in projeto embarcado de baixo consumo:

Diversos exemplos de aplicações que podem ser desenvolvidas com esses processadores são fornecidos na documentação da Texas Instruments.

Por exemplo, podemos melhorar a percepção dos ambientes nas cercanias de um carro através do processamento das imagens;

O processador TDA4VM do Jacinto 7 permite uma integração maior entre câmeras e sensores. Possuindo aceleradores de aprendizado profundo e memória interna permite a obtenção de um alto nível de forma mais eficiente e com um custo menor.

O dispositivo suporta câmeras de 8MP ou operação de até 6 câmeras de 3MP num único SoC. As principais característica são dadas a seguir:

Arm CPU: Arm CPU: 2 ARM Cortex-A72

Arm MHz (Max.): 1800

DSP : 1 C7x, 2 C66x

DSP MHz (Max): 1350, 1000

Graphics processing unit (GPU): 1 GE8430 2D/3D

GPU frequency (Max) (MHz): 750

Hardware accelerators : 1 Deep Learning accelerator, 1 Depth and Motion accelerator, 1 Video Encode/Decode accelerator, 1 Vision Processing accelerator

Co-processor(s):

MCU island: 2 ARM Cortex-R5F (lockstep opt), SoC main: 4 ARM Cortex-R5F (lockstep pt)

Features: MCU island: ASIL-D, SoC main: ASIL-B

Security: Cryptographic acceleration, Debug security, Device identity, Isolation firewalls, Secure boot & storage & programming, Software IP protection, Trusted execution environment

Other on-chip memory: 9.5 MB

EMIF1: 32-bit

DRAM: LPDDR4-3733

Storage interface: 1 2L UFS, 1 eMMC, 2 SDIO

SPI: 1 OSPI/HyperBus, 1 QSPI, 11 McSPI

CSI-2: 4L TX, 8L RX

Display: 2 DPI, 1 DSI, 1 EDP

Ethernet MAC: 8-port 2.5Gb switch

PCIe: 4 PCIe Gen3Serial I/OI2C, I3C, UART, CAN-FD, USB

Uma outra aplicação importante possível com o Jacinto 7 é o desenvolvimento de sistema de auto-estacionamento com percepção de 360º .

Dotado de recursos de inteligência artificial, o Jacinto 7 permite que se faça uma análise das circunvizinhanças do veículo, através das imagens tomadas e assim possa haver uma assistência completa no estacionamento.

Em documentação no link http://www.ti.com/lit/wp/spry335/spry335.pdf?&ts=1588881588241 , a Texas Instruments mostra como isso pode ser feito. O diagrama da aplicação mostra o que é possível.

 

Visão simplificada do sistema de visão de 360 graus baseado no TDA4VM
Visão simplificada do sistema de visão de 360 graus baseado no TDA4VM

 

Outra aplicação na possibilidade de criação de gateways e sistemas de computação veicular substituindo microcontrolador e com isso aumentar a capacidade de processamento da quantidade de dados cada vez maior de dados.

Documentação completa pode ser obtida no site da Texas.

Enfim, com o Jacinto 7 uma nova era de processamento de dados para aplicações automotivas é anunciada, focada justamente na criação de dispositivos cada vez mais avançados.