Para aplicações em smart grid, medidas inteligentes e internet das coisas (IoT), destacamos neste artigo o STLD1 da STMicrocoelectronics, um driver de linha com características que o tornam ideal para as aplicações indicadas na comunicação de dados em banda estreita (PLC).

 

Este artigo foi elaborado com informações obtidas no próprio datasheet que pode ser acessado através do site da Mouser Electronics em: https://br.mouser.com/datasheet/2/389/stld1-1850964.pdf 

O dispositivo é um driver de linha dual que aceita a configuração simples ou diferencial. Na configuração simples ele pode operar com tensões de até 18 V e com saída diferencial até 36 Vpp.

Na figura 1 temos o diagrama funcional deste componente.

 

Figura 1 – Diagrama funcional
Figura 1 – Diagrama funcional

 

Nesse componente encontramos então um driver de baixa distorção, com um amplificador duplo de potência especificamente projetado para as aplicações em comunicação através da linha de energia onde se necessita de alta corrente para excitar cargas na linha de corrente alternado.

O dispositivo pode fornecer uma corrente de até 1,5 A rms quando alimentado por uma fonte simples de 8 a 18 V. A excursão da tensão de saída chega aos 18 V pp na alimentação simples e no modo diferencial a 36 Vpp.

O STLD1 é fornecido em invólucro QFN24 medindo 4 x 4 x 1 mm, com a pinagem mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Invólucro e pinagem
Figura 2 – Invólucro e pinagem

 

A descrição das funções dos pinos pode ser encontrada no próprio datasheet do componente.

A impedância de saída do STLD1 é de apenas 0,1 ohms na configuração típica de modo a assegurar a máxima transferência de energia a cargas de baixa impedância, tipicamente entre 5 e 100 ohms.

A distorção de dois tons por intermodulação apresentada elo STLD é muito baixa na faixa e fora da faixa (IM3) assim como como uma faixa dinâmica muito alta livre de espúrios (SFDR) de modo a atender as exigências das normas de emissão CENELEC, ARIB e FCC.

Temos ainda a destacar a presença de um shutdown térmico e uma saída para sensoriamento de corrente.

No datasheet podem ser consultadas tabelas que descrevem seu funcionamento.

Para o funcionamento simples temos ainda um circuito de teste mostrado na figura 3.

 

Figura 3 – Circuito de teste (single ended)
Figura 3 – Circuito de teste (single ended)

 

Para um circuito diferencial temos um circuito de teste mostrado na figura 4.

 

Figura 4 – Circuito de teste diferencial
Figura 4 – Circuito de teste diferencial

 

Completamos este artigo informando que o STLD1 é adequado para qualquer aplicação em banda-estreita através da linha de alimentação e tem a possibilidade de ser configurável externamente.