NOSSAS REDES SOCIAIS -

Alerta de Ré (ART2068)

Um equipamento obrigatório em veículos é o alerta sonoro de ré, um aviso sonoro que entra em ação quando colocamos a marcha-a-ré. Neste artigo damos um projeto simples para este equipamento que pode ser facilmente adaptado nos veículos que não o possuam como original de fábrica.

Descrevemos neste artigo um simples alerta de ré que usa apenas um circuito integrado de baixo custo e aciona um buzzer com boa intensidade sonora.

O circuito é facilmente adaptado a qualquer carro e o transdutor é resistente a ação do tempo o que é muito importante numa aplicação automotiva.

O tom emitido é algo agradável e tanto sua freqüência como intermitência podem ser modificadas. O consumo da unidade é extremamente baixo, da ordem de 5 mA o que significa que não há gasto adicional da energia suprida pela bateria ao sistema de luzes de ré que normalmente também são acionadas.

 

CARACTERÍSTICAS

  • Tensão de alimentação: 12 V
  • Corrente drenada: 5 mA (tip)

 

 

COMO FUNCIONA

Quando as luzes de ré são acionadas, o circuito é alimentado e o oscilador formado por CI-1A entra em ação. Este oscilador é lento, e sua freqüência é dada por R1 e Cl. Ele determinará a cadência dos bips que serão produzidos pelo transdutor.

Este oscilador controla uma segunda porta que opera como oscilador de áudio e cuja freqüência depende tanto do ajuste de P1 como do valor de C2.

Este trimpot deve ser ajustado para freqüência de maior rendimento do buzzer usado, em torno de 4 kHz para os comuns.

O sinal de áudio intermitente é aplicado às outras duas portas do mesmo integrado que funcionam como amplificadores "buffers" digitais excitando então diretamente o pequeno transdutor piezoelétrico cerâmico.

Neste transdutor de bom rendimento, bastante compacto e que pode ser facilmente preso em qualquer parte do carro na sua traseira temos a reprodução do sinal de áudio.

 

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

   Figura 1 – Diagrama do alerta de ré
Figura 1 – Diagrama do alerta de ré

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 

   Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Para o circuito integrado sugerimos a utilização de um soquete DIL de 14 pinos. Os resistores são de 1/8 W e os eletrolíticos são para 16 V ou mais de tensão de trabalho.

O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica e esta ficará junto a instalação das A luzes de ré.

 

PROVA E USO

Na figura 3 temos o modo de se fazer a ligação do aparelho a instalação do carro.

 

   Figura 3 – Instalação do Alerta de Ré
Figura 3 – Instalação do Alerta de Ré

 

O ponto de zero volt pode ser feito por meio de parafuso em qualquer lugar do chassi. A O ponto A é ligado junto ao ponto em que temos o acionamento das luzes de ré.

Uma vez feita a instalação acione o sistema de luzes de ré e ajuste o trimpot para obter o tom mais forte.

Se quiser modificar a intermitência altere o valor de C1 que pode ficar entre 220 nF (mais rápido) até 2,2 uF (mais lento).

 

Semicondutores:

CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 2,2 M ohms

R2 -10 k ohms

P1 - 100 ~k ohms - trimpot

 

Capacitores:

C1 - 0,47 HF - eletrolítico

C2 - 47 nF - cerâmico ou poliéster

C3 - 10 uF - eletrolítico

 

Diversos:

BZ - Transdutor Piezoelétrico de qualquer tipo, placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte para o integrado, fios, solda, etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Tempo
Tempo é dinheiro. (Time is Money.)
Teofrasto (1372-2877 a.C.) provérbio inglês inspirado numa frase de Teofrasto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)