Conheça o LM158 258 358 (ART2086)

Os circuitos integrados LM158/258/358, consistem em amplificadores operacionais duplos de baixa potência. Suas características de ganho elevado e excursão da tensão de saída até zero volt mesmo com fonte de alimentação simples, possibilitam sua utilização numa grande quantidade de projetos. Neste artigo descrevemos estes circuitos integrados, ajudando assim o leitor a formar seu arquivo de dados para projetos.

Diversos são os fabricantes destes componentes, incluindo-se a Philips Components e a National Semiconductor.

As informações dadas neste artigo, referem-se a dados obtidos dos circultos integrados da Philips Components (1992).

Pequenas variações de fabricante para fabricante podem ocorrer, mas ao em geral o comportamento do componente para aplicações gerais pode ser considerado o mesmo, independente de sua origem

Os circuitos integrados LM158, LM258 e LM358, consistem em dois amplificadores operacionais independentes, com alto-ganho, compensação interna da freqüência a projetados especialmente para operar com fonte de alimentação simples numa ampla faixa de valores.

A operação com fonte simétrica também é possível e o consumo de corrente na condição de baixa potência e independente da tensão de alimentação.

Além destas características os fabricantes destacam algumas que são únicas nestes componentes como a capacidade de operar numa faixa de tensões de saída e a tensão programada, mesmo com fontes de alimentação simples. A freqüência de cruzamento para ganho unitário é com- pensada em temperatura assim como a corrente de polarização de entrada.

Na figura 1 temos o invólucro deste componente.

 

Figura 1 - Pinagem
Figura 1 - Pinagem

 

As principais características destacadas pela Philips Components para estes componentes são:

Compensação de freqüência interna pelo ganho unitário.

Ganho elevado de tensão - 100 dB.

Faixa larga de operação (ganho unitário) - 1 MHz - com compensação de temperatura.

Faixa muito ampla de tensões de alimentação não simétrica: - 3 Vdc a 30 Vdc e para fonte simétrica de 1,5 V a +/- 15 Vc.c.

Consumo de corrente muito baixo (400 uA) - essencialmente independente da tensão de alimentação.

Corrente de polarização de entrada muito baixa 45 mA c.c. e compensada em temperatura.

Baixa tensão de offset de entrada – 2 mV cc e corrente de offset de 5 uA

Faixas de tensões diferenciais de entrada igual a faixa de tensões de alimentação.

Tensão de saída com faixa elevada: 0 a 1m5 V cc

Os diversos tipos de integrado que formam esta família se diferenciam pelas condições de funcionamento (faixa de temperatura) e invólucro.

Damos na Tabela I as diversas designações possíveis para os integrados desta família com invólucros e faixas de temperaturas correspondentes:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Os máximos absolutos deste integrado são dados na Tabela Il.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Nas figuras 2, 3 e 4 temos alguns gráficos mostrando as performances destes integrados.

 


 

 

 


 

 

 


 

 

 

APLICAÇÕES

O circuito da figura 5 mostra como podemos usar estes integrados em uma configuração inversora com fonte de alimentação não simétrica (simples).

 

Figura 5 – aplicação com fonte simples
Figura 5 – aplicação com fonte simples

 

O circuito da figura 6 é um seguidor de tensão (ganho de tensão unitário) operando com fonte de alimentação simples (não simétrica).

 

Figura 6 – Seguidor de tensão
Figura 6 – Seguidor de tensão

 

O circuito da figura 7 é um amplificador não inversor usando fonte de alimentação simples.

 

   Figura 7 – Amplificador não inversor
Figura 7 – Amplificador não inversor

 

 

O ganho deste circuito é determinado pela relação entre os valores de Rf e Ri. O capacitor serve para bloquear o ganho DC do circuito.

 

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Entrando em dezembro (OP207)

Estamos nos aproximando do último mês desse ano de pandemia (2020), com esperanças para que a vacina chegue logo e possamos voltar à normalidade. Há muito a ser feito a partir de agora e, como temos informados aqueles que nos seguem, nunca paramos. De fato, nosso trabalho tem sido contínuo, com a produção constante de material para o nosso site, lives, livros, vídeos, podcasts e muito mais. Na verdade, a única mudança que tivemos em nossas atividades foi a suspensão dos eventos presenciais. Esperamos que no próximo ano eles voltem, talvez com algumas modificações, mas que possamos estar juntos daqueles que nos acompanham.

Leia mais...