Nas aplicações que envolvem a leitura de tags RFID, o desenvolvimento de projetos exige circuitos especiais que dependem da aplicação. O circuito integrado que descrevemos consiste num leitor de RFID que opera na frequência de 13,56 MHz. O artigo foi baseado no próprio datasheet da NXP e para aquisição do módulo o leitor pode consultar o link da Curto-Circuito, ambos dados a seguir.

O MFRC suporta todas as variantes dos protocolos de identificação MIFARE Mini, MIFARE 1k, MIFARE 4K, MIFARE Ultralight, MIFARE DESFire EV1 e MIFARE Plus.

O dispositivo pode gravar o ler dados de cartões e transponders em necessidade de circuitos ativos adicionais. As taxas de transferências de dados alcançam 848 kBd em ambos os sentidos.

As interfaces podem ser SPI, I2C e RS232. A tensão de alimentação vai de2,5V a 3,3 V e estão disponíveis pinos de programação I/O.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos simplificado do circuito integrado.

 

Figura 1 – Diagrama de blocos
Figura 1 – Diagrama de blocos

 

Um diagrama detalhado de todas as funções disponíveis pode ser visto em figura disponível no datasheet. Este datasheet, com 95 páginas, contém todas as informações necessárias a um projeto. Recomendamos sempre que antes de se partir para um projeto, dependendo de sua aplicação, é conveniente verificar se existem outras versões disponíveis da mesma função.

O invólucro é HVQFN32 (SOT617-1) com pinagem mostrada na figura 2;

 

Figura 2 – Invólucro e pinagem (top veiw)
Figura 2 – Invólucro e pinagem (top veiw)

 

As funções de todos os pinos são detalhadas no datasheet.

Na figura 3 temos a operação no modo Read/Write.

 

Figura 3 – Operação do MFRC522 modo Read/Write
Figura 3 – Operação do MFRC522 modo Read/Write

 

Gráficos de desempenho, formas de ondas e tabelas estão disponíveis no datasheet.

Datasheet: https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/MFRC522.pdf

A Curto-Circuito disponibiliza no seu site, no link dado abaixo o kit para este componente contendo um módulo leitor, um cartão RFID de 13,56 MHz, um tag tipo chaveiro, uma barra 1x8 lateral e uma frontal (figura 4)

 

Figura 4 – Kit Curto-Circuito
Figura 4 – Kit Curto-Circuito

 

Curto-Circuito: https://www.curtocircuito.com.br/kit-rfid-rc522.html