Em documento de autoria de Jeff Falin, publicado pela Texas Instruments (www.ti.com) encontramos a descrição de um, conversor boost de extrema versatilidade usando os circuitos integrados TPS61080 e TPS61081 que possuem saídas ajustáveis até 27 V.

O primeiro circuito mostrado no documento consiste numa aplicação típica cuja entrada é de 3,6 V e a saída de 12 V com corrente de até 12 V com corrente até 260 mA. Na figura 1 temos esse circuito.

 

Conversor Boost Versátil.
Conversor Boost Versátil.

 

 

A diferença entre as duas versões dos circuitos integrados está na corrente máxima de 0,5 A e 1,3 A tipicamente. Esses circuitos integrados possuem um controle no modo de corrente com uma freqüência PWM constante para operação com menor nível de ruído.

A freqüência de comutação é de 600 kHz para rendimento máximo e 1,2 MHz para cargas leves, com componentes externos de valores mais baixos.

O rendimento do circuito é mostrado na figura 2.

 

Rendimento do circuito.
Rendimento do circuito.

 

 

Os circuitos integrados TPS6108x estão disponíveis em invólucros QFN de 3 x 3 mm, o que possibilita a elaboração de um conversor boost de dimensões extremamente pequenas.

O circuito dado como exemplo, pode ser usado em aplicações industriais de 12 ou 24 V sendo alimentado a partir de um barramento de 3,3 V ou de 5 V.

Outras características desse circuito são a alta eficiência, tensão de referência ajustável e circuitos redundantes de proteção. Essas características tornam o dispositivo ideal para aplicações alimentadas por baterias de li-Ion. A possibilidade de operar com tensões mais altas também permitem seu uso em aplicações como LCDs de thin-film -transistor (TFT), OLEDs e flashes de câmeras fotográficas.

Outra aplicação é mostrada na figura 3 onde o dispositivo é usado para alimentar WLEDs a partir de alimentação de 5 V. Com a elevação da tensão até 10 seqüências de LEDs de 10,5 V x 200 mA podem ser alimentadas pelo circuito. Esses LEDs podem ser usados como iluminação traseira para displays de grandes dimensões.

 

Alimentando WLEDs.
Alimentando WLEDs.

 

Mais informações sobre essa aplicação podem ser obtidas no documento completo e literatura de apoio citada no mesmo, obtida no formato PDF no site da Texas Instruments.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

 

Clique aqui para baixar o Datasheet do TPS6108