A Linear Technology Corporation (www.linear.com) destaca o LT3008, um LDO de alta tensão que apresenta uma corrente quiescente de apenas 3 uA. O LT3008 é o mais novo componente de família de alta tensão baseada em PNP podendo operar com tensões de entrada de 2,0 a 45 V e uma tensão ajustável na faixa de 0,6 V a 36 V. A tolerância de saída é altamente regulável dentro de uma faixa de +/-2%. A corrente no estado shutdown é menor que 1 uA o que o torna uma excelente escolha para aplicações alimentadas por bateria como memórias que mantém um sistema vivo por longos intervalos de tempo.

O LT3008 otimiza a estabilidade e resposta a transientes com baixa ESR, e os valores dos capacitores cerâmicos de saída podem ser tão pequenos como 2,2 µF. Estes capacitores de baixo valor podem ser utilizado sem a necessidade de resistores em série, o que é comum em outros reguladores. Um circuito interno de proteção inclui a proteção contra inversão de bateria, inversão da saída e inversão entrada-saída, limitação de corrente e limitação térmica.

O LT3008EDC e o LT3008IDC são encapsulados em invólucros DFN de 6 terminais de 2 x 32 mm enquanto que o LT3008ETS8 e o LT3008ITS8 são oferecidos em invólucros de 8 terminais SOT-23 com 3 pinos conectados ao plano de terra para maior performance térmica.

Na figura 1, um circuito de aplicação.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

 

Características destacadas:

* Corrente quiescente ultra-baxa de 3 uA (tip)

* Faixa de tensões de entrada de2,0 a 45 V

* Tensão de saída ajustável entre 0,6 e 36 V

* Baixa queda de tensão: 300 mV à plena carga

* Corrente de saída: 20 mA

* Corrente de shutdown: menor que 1 uA

* Limitação de corrente

* Limitação térmica

 

Mais informações podem ser obtidas no data sheet disponível no Datasheet do LT3008

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente