rfRXD0420 - Projeto de Referência de Transceptor (COM059)

Este artigo foi elaborado com base na documentação da própria Microchip que fabrica o componente básico. Sugerimos que os leitores interessados na sua elaboração consultem os distribuidores da Microchip antes de iniciar sua utilização. No final do artigo sugerimos os contatos para esta finalidade.

Apresentamos neste artigo um projeto de referência para aplicações de conectividade usando o rfRXD0420 fabricado da Microchip (www.microchip.com).

Este projeto de referência mostra como realizar a montagem de um receptor de UHF de baixo custo para aplicações de curta distância ASK. O projeto se baseia na tecnologia rfRXD0420, sendo indicado para as seguintes aplicações:

 

* Comando e controle remoto

* Entrada remota sem teclas (RKE)

* Sistemas de segurança

* Aplicações de telemetria de baixa potência

 

O projeto de referência opera num canal único de 433,9 MHz com modulação ASK e tem uma taxa de recepção de dados de 4800 baud.

O Application Note AN860 fornece informações mais detalhadas sobre esse aplicativo, podendo ser baixado no formato PDF no site da Microchip.

Nele temos o diagrama completo da aplicação além de informações detalhadas sobre o funcionamento de todas as suas etapas.

A freqüência intermediária é de 10,7 MHz, e a taxa de divisão PLL é fixa em 16. Na figura 1 temos a faixa ocupada pelo transmissor.

 

Faixa ocupada pelo transmissor.
Faixa ocupada pelo transmissor.

 

 

A tolerância do cristal deve estar de acordo com as exigências dos sistemas locais de comunicação. Isso inclui a estabilidade com a temperatura, além de outras. Na figura 2 temos o diagrama completo do sistema.

 

 

Diagrama de aplicação.
Diagrama de aplicação.

 

 

Circuito completo pode ser obtido no Datasheet do rfRXD0420

 

Para maiores esclarecimentos, entre em contato direto com o distribuidor.


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia