Este artigo foi elaborado com base em documentação de 2002. Assim, antes de pensar na utilização dos componentes indicados em um novo projeto, verifica sua disponibilidade e se não existem equivalentes mais modernos de melhor desempenho.


Apresentamos neste artigo os circuitos integrados TPS60140 e TPS60141 da Texas Instruments. Estes componentes são formados por triplicadores de tensão do tipo "charge pump" com a capacidade de gerar uma tensão regulada de 5 V sob corrente máxima de 100 mA a partir de uma ampla faixa de tensões de entrada. Estas tensões podem ser obtidas tipicamente de duas baterias ou pilhas AA. Neste artigo focalizamos a aplicação típica desses circuitos integrados da Texas Instruments.

 

 

Uma topologia especial de controle permite que a saída destes circuitos tenha um ripple baixo em toda a faixa de correntes de saída. Até mesmo com 50 mV o ripple é metade dos oferecidos por componentes concorrentes.

A família também possui um modo "power saving" que aumenta a vida da bateria quando cargas de baixo consumo são alimentadas.

O TPS60140 inclui um comparador que pode ser programado para avisar quando a bateria se encontra fraca. O TPS60141 possuia função "power good que se torna ativa quando a tensão de saída alcança 90% do seu valor nominal.

Quando colocados no modo shutdown a carga é isolada da bateria e o consumo cai a menos de 0,05 uA.

Na figura 1 temos o diagrama típico de aplicação deste componente.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

 

Destaques:

* Tensão de saída de 5 V regulados (+/- 4%) com até 100 mA de corrente a partir de fontes de 1,8 V a 3,6 V.

* Corrente quiescente de 65 mA

* Corrente no modo shutdown de 0,05 uA com a bateria isolada da arga

* Indicador de bateria fraca e power good integrados

* Ripple de saída baixo em toda a faixa de correntes

 

Aplicações típicas:

* Conversão de tensão de 2 baterias em 5 V

* Instrumentos portáteis

* Instrumentso médicos

* Alimentação de smart cards

* Alimentação de organizadores e PDAs

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

Datasheet do TPS60140