Esta aplicação técnica de um componente da Fairchild foi escrita em 2009 com base em documentação do próprio fabricante. O circuito é bastante interessante, mas antes de se pensar na sua realização prática deve ser verificada a viabilidade de obtenção do componente.

Este artigo descreve uma aplicação do circuito integrado FSD210 da Fairchild (www.fairchild.com) num carregador de bateria de 3,5 W capaz de operar com uma faixa de tensões de entrada de 85 a 265 Vac. Na condição de baixo consumo, o circuito precisa de apenas 0,1 W quando conectado à rede de 220 V. Na figura 1 temos o diagrama completo do carregador.

 

Carregador de baterias AB-33 com o FSD210 da Fairchild.
Carregador de baterias AB-33 com o FSD210 da Fairchild.

 

Conforme podemos ver pelo diagrama, a ponte retificadora, que fornece a corrente contínua para o circuito de chaveamento, é ligada diretamente à rede de energia. Dois indutores e um capacitor logo após estes diodos formam o circuito de filtro contra a EMI produzida pelo setor de chaveamento. No setor de chaveamento temos o circuito integrado FSD210 que excita diretamente um transformador de alto rendimento com sinais modulados em freqüência. No secundário deste transformador temos o setor de retificação que fornece a corrente contínua para a carga da bateria com uma saída de 5,2 v x 0,65 A. A realimentação que fornece o sinal de controle para o modulador é obtida de uma derivação deste circuito que, através do transistor Q2 excita um acoplador óptico. Este acoplador, que isola o circuito de baixa tensão da rede de energia e do circuito de chaveamento, fornece a realimentação que determina a regulagem do circuito de chaveamento. O circuito possui uma partida suave (soft start) interna. Na figura 2 temos o esquema de enrolamento do transformador.

 

Diagrama esquemático do transformador.
Diagrama esquemático do transformador.

 

Neste transformador temos:

Np é formado por 99 voltas de fio 0,16 x 1 (enrolamento solenóide), 2 camadas.

Na é formado por 18 espiras de fio 0,16 x 1 (enrolamento central solenóide), 2 camadas

Ns é formado por 50 voltas de fio 0,16 x 1 (enrolamento solenóide), 3 camadas.

N5,2v é formado por 9 voltas de fio 0,4 x 1 (enrolamento solenóide) 3 camadas.

 

Datasheet do FSD210