Novo controlador de display gráfico para uso automotivo (COM282)

A Fujitsu (www.fujitsu.com) lançou (em 2007) um novo controlador para display gráfica especialmente projetado para sistemas de navegação veicular, com foco no mercado norte americano.

O novo controlador, que recebeu a denominação MB86276 é especialmente indicado para aplicações 3D, já estando em uso em veículos europeus e japoneses. Na versão 2d o GDC MB86276 é indicado para navegação de médio alcance e também para o mercado de entretenimento, que também está emergindo na América do Norte.

O MB86276 2D GDC inclui muitos dos recursos oferecidos na versão 3D como, suporte duplo de display, captura de vídeo, opções alpha-blending múltiplas, e buffer Z de 16 bits, que possibilita a realização de operações 3d de baixo nível.

O MB86276 2D GDC incorpora o controlador de display, mecanismo de renderização, unidade de entrada de vídeo, originalmente desenvolvida para a versão 3d, além de outros recursos. Um processador central otimizado permite conexões mais diretas com a CPU, assim, o 2D GDC pode ser conectado a uma ampla gama de processadores e controladores de diversos fabricantes. Todos os divers disponíveis para o sistema operacional desenvolvidos para a família 3D GDC podem ser usados com o 2D GDC, com um mínimo de modificações.

A freqüência interna e de memória é de 133 MHz, e o clock de base para o display opera em 400,9 MHz. As resoluções do display vão de 320 x 240 a 1280 a 768. As profundidades de cores vão de 8, 16 ou 24 bits por pixel..

O tamanho máximo da camada lógica é de 4096 x 4096 pixels. Camada especificas podem ser misturadas facilmente usando o alpha map, o que pode ser livremente aplicado em cada uma das seis camadas disponíveis, possibilitando assim uma taxa de 8 bits por pixel. Cada pixel pode ser mixado de modo a se obter um excelente controle dos níveis de transparência.

DMA externo e interno são suportados através de uma interface externa SDRAM de 32 bits para mais de 64 MB de memória gráfica. Uma interface i2c também é incluída , assim como entradas e saídas PIO.

 

Saída dual do display possibilita o uso em aplicações múltiplas

O MB86276 oferece todas as capacidades 2d do MB9629x 3D GDC, incluindo o mapeamento de textura, mistura alpha, sombreamento Gouraud, e saída dupla. Usando o modo de saída dupla, o GDC pode individualmente excitar dois displays conectados com igual resolução.

O controlador pode ser conectados a displays usando tanto duas interfaces independentes como apenas com alguma lógica de multiplexação. Dessa forma, é possível para o componente ser usado em diversas aplicações com dois displays, como jogos no assento traseiro, duas unidades de monitoramento, etc. Na figura 1 temos um diagrama de blocos do dispositivo.

 


 

 

Datasheet do MB86276


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...